Publicada em 10 de Dezembro de 2015 �s 09h24
A abertura da III Conferência Estadual de Direitos Humanos e III Conferência Estadual LGBT, na tarde dessa quarta-feira (9), foi marcada pela posse de conselheiros e homenagens a pessoas que prestaram serviços em prol dos direitos humanos do estado do Piauí. O evento segue nesta quinta-feira (10), no Diferencial Buffet, em Teresina, com o objetivo de promover uma avaliação das políticas públicas de enfrentamento ao preconceito e à discriminação e construir novas diretrizes para políticas públicas.
Durante a solenidade de abertura, a governadora em exercício, Margareth Coelho, ressaltou a importância da conferência. “Esse debate é fundamental para sistematizar as informações e orientar a implementação de políticas públicas específicas, como por exemplo, as politicas de enfrentamento à violência contra LGBT”, disse Margarete Coelho.
De acordo com o secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Henrique Rebelo, é preciso reconhecer o empenho e o dinamismo de todos os representantes que se dedicam à implementação de ações de promoção dos direitos humanos e LGBT. “Esta conferência conjunta vem, em momento oportuno, jogar luz sobre a temática dos direitos humanos, avaliando e discutindo políticas públicas que serão de suma importância no avanço dos direitos humanos no estado do Piauí”, disse o secretário. Na ocasião, Henrique Rebelo foi um dos homenageados na conferência como uma das pessoas que presta serviços em prol dos direitos humanos no estado do Piauí.
A coordenadora Nacional de Políticas Públicas para LGBTs, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Symmy Larrat, destacou a importância da organização do movimento LGBT no Piauí e enfatizou a necessidade de unir forças em prol do enfrentamento à homofobia. “As discussões estão sendo positivas e lúcidas, pude observar aqui, um movimento com sede de voz e um cenário produtivo em defender seus direitos”, afirmou a coordenadora.
As conferências estaduais estão sendo realizadas pela Sasc, por meio da Diretoria da Unidade de Direitos Humanos, em parceria com as prefeituras, secretarias da Assistência Social e do Movimento Social Organizado de Direitos Humanos e LGBT dos municípios de Floriano, Esperantina, Piripiri, Campo Maior, Corrente, Pedro II, Parnaíba, Nazaré do Piauí, Rio Grande do Piauí, Itaueira, Barras, Oeiras, Picos, São João do Piauí e Bom Jesus. Estas cidades realizaram as conferências municipais e livres de Direitos Humanos e LGBT, com participação atuante do poder público e sociedade civil.
Confira a programação desta quinta-feira (10):
8h – Continuação dos Grupos de Trabalhos 10h – Apresentação dos Resultados do Grupo de Trabalho de Direitos Humanos 11h – Apresentação dos Resultados dos Grupos de Trabalhos LGBT 12h – Almoço 14h – Elaboração e Aprovação de Monções 14h30 – Eleição de Delegados e Delegadas para a Etapa Nacional 15h – Encerramento