Quase 20 mil pessoas se inscreveram para serem voluntárias nas cerimônias de abertura e encerramento da Copa das Confederações, que será disputada no Brasil de 15 a 30 de junho, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela "Agência Brasil", um dia depois do fim do prazo para inscrições.
Para a abertura, que será realizada no Estádio Nacional de Brasília, em 15 de junho, foram inscritos 10.175 possíveis voluntários. Outros 9.118 pessoas se candidataram para o encerramento, 15 dias depois, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Era exigido dos inscritos residência fixa na cidade em que acontecerá a cerimônia em que teve interesse e ter disponibilidade para participar de ensaios que serão realizados três vezes por semana em maio e junho.
As cerimônias foram preparadas pelo coreógrafo Paulo Barros, conhecido por sua experiência como carnavalesco da escola de samba Unidos da Tijuca, atual campeã do carnaval do Rio.
Auxiliares de Paulo Barros escolherão entre os voluntários o número de participantes necessário para os eventos, incluindo os dançarinos e os responsáveis pela confecção das fantasias e das alegorias.
Tanto o Governo federal quanto a Fifa já tinham inscrito 82 mil voluntários para ajudar nas tarefas de organização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo do ano que vem.
O Governo brasileiro se comprometeu a selecionar, treinar e uniformizar cerca de 60 mil pessoas para ajudarem nas tarefas de recepção de visitantes, concederem informações turísticas em locais de concentração pública e darem apoio nas diversas atividades das cidades-sede.
A Fifa, por sua vez, utilizará 7 mil voluntários para tarefas de apoio nos estádios e imediações na Copa das Confederações e outros 15 mil no Mundial. Eles serão escolhidos entre os 130 mil já inscritos, número superior aos 70 mil da África do Sul, em 2010, e os 48 mil da Alemanha, em 2006.