Os convocados na última chamada do concurso da Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, têm até o dia 13 de junho para comparecer ao auditório da instituição e tomar posse. Foram convocados 293 profissionais em diversos cargos.
Os cargos são de agente de portaria, auxiliar de serviço, motorista, cuidador, redutor de danos, artesão, auxiliar de administração, técnico em segurança do trabalho, engenheiro civil e assistente social. Na área da saúde, foram convocados: auxiliar de saúde bucal, técnico em radiologia, auxiliar de patologia clínica, técnico em enfermagem, farmacêutico plantonista, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, odontólogo cirurgião buco-maxilo facial e médicos nas especialidades de pediatria, cirurgião geral, clínico geral, clínico PSF, obstetra e ultrassonografista.
Para o presidente da FMS, João Rodrigues Filho, o trabalho de substituição dos terceirizados por concursados têm sido feita de forma gradativa e transparente. "Para que não haja descontinuidade no serviço estamos fazendo as substituições de uma forma que pode parecer lenta, mas necessária para que o usuário da rede municipal não sinta diferença no atendimento. Desde abril de 2010 até hoje, já foram mais de três mil substituições e vamos continuar fazendo nosso trabalho de forma transparente. Na última terça-feira (05) fomos ao Ministério Público mostrar que estamos fazendo as convocações, mas que em alguns casos ainda estamos enfrentando problemas", analisa o presidente.
De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da FMS, Karoline Kilcia, o maior problema enfrentado pela FMS tem sido com o comparecimento dos médicos convocados para a Estratégia da Família (ESF) e para o cargo de clínico geral. Segundo levantamento da FMS, do concurso de 2010 para a vaga de médico clínico geral foram classificados 120 concursados, dos quais apenas 92 tomaram posse. Do concurso de 2011 foram convocados 58 candidatos e apenas seis compareceram. A situação se repete nas vagas para médico do ESF. Do concurso de 2010 foram classificados e convocados 42 médicos e apenas 28 tomaram posse. Do concurso de 2011 foram convocados 102 concursados e apenas 35 compareceram.
Uma nova convocação de médicos deve ser realizada ainda no mês de junho e outra englobando outros cargos deverá acontecer ainda na primeira quinzena de julho.