Publicada em 27 de Junho de 2014 �s 08h54
Esporte como prevenção ao uso de drogas. Foi com essa proposta que a Coordenadoria Estadual de Enfretamento às Drogas (Cedrogas) encerrou as atividades da Semana Estadual de Políticas sobre Drogas, na Potycabana, nessa quinta-feira (26). Competições de futsal, badminton e corridas masculina e feminina envolveram os visitantes do parque. Os vencedores foram premiados com troféus, medalhas e tábletes para os primeiros lugares das corridas.
"Isso é muito bom, porque envolve a sociedade em ações preventivas contra as drogas. Eu, por exemplo, estava sem fazer nada em casa e me senti estimulado a participar dos eventos esportivos e competitivos", destacou o estudante Diego André, participante da corrida de 2.600 metros masculina.
Para a coordenadora Estadual de Enfrentamento às Drogas, Jeannette Morais Souza, os resultados da semana foram satisfatórios diante dos objetivos propostos. "Os eventos realizados desde a última segunda-feira (23) foram extremamente positivos, porque conseguimos multiplicar nossa voz por meio da divulgação boca a boca e dos meios de comunicação. Nestes dias, tivemos a oportunidade de discutir sobre a realidade piauiense", ressaltou.
Integração entre os órgãos que fazem parte da rede de enfrentamento às drogas e a sociedade civil marcaram a Semana de Políticas sobre Drogas. A Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv) se envolveu em atividades de conscientização.
"A parte esportiva trouxe a juventude para o parque. No nosso estande, apresentamos as atividades realizadas pela Coordenadoria, como o projeto Falando Sobre Mim, que trabalha com jovens e ajuda na prevenção às drogas", disse o coordenador da Juventude, Plínio Dumont.
A Polícia Militar também participou de todas as etapas, desde o planejamento à execução das atividades da Semana. No parque Nova Potycabana, a equipe dispôs estandes de demonstração dos serviços de policiamento repressivo e preventivo que a PM realiza no Estado, inclusive com a participação da cadela da polícia.