Publicada em 01 de Abril de 2015 �s 09h41
Uma comissão do Colegiado Território Entre Rios, formada por representantes das cidades de Monsenhor Gil, União, Demerval Lobão, São Pedro do Piauí, José de Freitas e Miguel Alves, esteve na Sescretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), na última segunda-feira (30), e entregou ao secretário Francisco Limma, o projeto sobre a realização de feiras da Agricultura Familiar e Economia Solidária.
O objetivo do Projeto é divulgar e comercializar as potencialidades produtivas e culturais dos agricultores familiares de áreas da reforma agrária e comunidades rurais do Território Entre Rios, com bases nos princípios da economia solidária.
No documento constam, além do local e duração de cada feira, que varia de 2 a 3 dias, a experiência de cada município na realização deste tipo de evento, bem como espaço para comercialização, incluindo praça de alimentação, sala de capacitação e sala para o apoio logístico e propostas de investimento para 100 empreendimentos e 50 barracas, além do Espaço Cultural. O custo total do projeto é de R$18 mil.
O secretário do Desenvolvimento Agrário de Demerval Lobão, Evandro Carvalho de Aragão, avaliou que a reunião foi muito positiva e disse que espera mudanças no que se refere à organização das feiras que têm como principal objetivo melhorar a condição dos agricultores familiares.
A presidente do STTR de São Pedro do Piauí, Neumania Cordeiro Soares e Silva, disse que com esta nova proposta a expectativa do município é a melhoria da qualidade dos produtos e em consequência um resultado melhor na comercialização dos mesmos. “Na nossa região, produtos como abóbora, milho e mandioca são os que dão maior lucro neste tipo de evento, melhorando o projeto, esperamos que a comercialização destes e de outros produtos também melhore”, concluiu.
O diretor da Agricultura Familiar, Antônio José Pereira, disse que o diferencial deste projeto da Feira da Agricultura Familiar, também passa pela organização, mas também pela estratégia na comercialização e que o mais importante é que os Agricultores estão se organizando para um resultado que visa a melhor condição de vida.
O secretário Francisco Limma parabenizou o Colegiado pela iniciativa e disse que o grupo tem o total apoio da Secretaria e do Governo do Estado, para colocar o projeto em prática e acrescentou, ainda, que vai se empenhar para que os agricultores e agricultoras se beneficiem com mais ações que incentivam a melhoria da qualidade de vida para todos que vivem do que produzem, e que podem obter lucro maior com a melhoria da produção.