Publicada em 18 de Maio de 2016 �s 16h45
A comissão de gestão do Centro Tecnológico de Artefatos Minerais (Cetam) de Pedro II, composta por integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), Associação de Joalheiros e Lapidários de Pedro II (Ajolp), ONG Kolping e Instituto Federal do Piauí, esteve reunida na última terça-feira (17) para discutir a criação de um protocolo de intenções que visa a revitalização do Centro. Também participou das discussões a prefeita de Pedro II, Neuma Café.
De acordo com o diretor da Unidade de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Sedet, Tiago Ribeiro, esse protocolo têm o objetivo de prever uma autogestão para o Cetam e será apresentado ao governador Wellington Dias. O objetivo é que o documento seja assinado no dia 26 de maio, data em que o Cetam deve ser reativado. "Cada ente envolvido da comissão irá manifestar suas iniciativas para preencher esse protocolo de intenções. Então, vamos provocar cada uma destas instituições, para que elas se comprometam e, desta forma, coloquem as intenções em um só documento", ressaltou Ribeiro.
A Sedet será responsável pela gestão da comissão do Cetam e manutenção da estrutura e dos materiais a partir dos suprimentos de fundo, promovendo reuniões bimestrais e relatórios situacionais.
A Ajolp será responsável pelo gerenciamento do Cetam diariamente, com controle administrativo financeiro e administração dos cursos sequenciais e técnicos, além de promover relatórios mensais sobre os gastos financeiros.
Para a Kolping ficou a responsabilidade de fiscalizar os bens patrimoniais e trabalhar a extensão continuada dos aprovados dos cursos sequenciais e de extensão. E com o IFPI a promoção de cursos de formação inicial nas áreas de Administração, Meio Ambiente, Saúde, Segurança do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Licenciamento Mineral e Economia Criativa no âmbito do Cetam, afim de contribuir para a qualificação profissional de agentes diretamente envolvidos na cadeia produtiva da opala em Pedro II.
Já a prefeitura de Pedro II, inicialmente, cuidará da estrutura e manutenção predial e bancará o consumo de energia elétrica e de água, tendo o compromisso de formar um fundo municipal para manter a limpeza e segurança do Cetam.
Será feita ainda uma parceria com alguma escola, para que o Cetam seja transformando em um instituto profissionalizante, garantindo um suprimento financeiro para a continuidade permanente desses cursos. No dia 25 de maio, a comissão tornará a se reunir, na cidade de Pedro II, para finalizar o termo de cooperação técnica que será assinado pelo governador no dia 26 de maio, em solenidade de reativação do Cetam, durante Festival de Inverno.