Uma comissão formada pelos deputados Evaldo Gomes (PTC), Pablo Santos (PMDB) e Joel Rodrigues (PTB) vai visitar e fiscalizar a Farmácia de Dispensação de Medicamentos Especiais nessa quinta (26), às 9h. A comissão pretende apurar as denúncias da falta de mais de vinte tipos de medicamentos excepcionais, prejudicando pacientes em todo Piauí.
Os medicamentos excepcionais são essenciais para o controle de doenças crônicas ou raras, como diabetes e mal de Alzheimer, e ainda a sobrevivência de pacientes transplantados. “Todos os dias chegam denúncias de que faltam medicamentos na farmácia responsável pela sua distribuição. O caso é grave porque esses medicamentos são a garantia de vida desses pacientes e com a falta, eles podem vir a óbito”, disse o deputado Evaldo Gomes, que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa e propôs a visita à Farmácia.
Outra denúncia que será apurada é a de que pacientes passam até sete horas esperando atendimento pela falta de funcionários. “Se isso for verdade, é sem dúvida, desumano. É inadmissível que pacientes já tão debilitados pela doença passem por isso”, disse o deputado.
Evaldo explica que depois da visita, deve ser convocada uma audiência pública na Comissão de Saúde para cobrar do Governo o que está sendo feito para resolver o problema. “Já sabemos que o Ministério Público e as associações dos pacientes prejudicados pela falta de medicamentos estão se mobilizando. Nosso papel é participar do processo e garantir que seja dada prioridade para esse problema, que pode levar a morte desses pacientes. Queremos entender porque esses medicamentos estão faltando, já que há alguns anos não víamos com tanta frequência esse tipo de denúncia nessa Farmácia” ressaltou Evaldo Gomes.
oel Rodrigues requer Audiência Pública para discutir sobre falta de energia em Floriano e demais cidades
Na tarde do último domingo (23) 17municípios no estado do Piauí, entre os quais, Floriano e no Maranhão incluindo a cidade de Barão de Grajaú tiveram falta de energia por cerca de 20 horas. Devido a essa questão que assolou o estado, o deputado estadual Joel Rodrigues (PTB) em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa-ALEPI na manhã desta terça (24) tratou sobre o tema polêmico.
Ascom Parlamentar - Edição: Katya D'Angelles