Publicada em 07 de Novembro de 2015 �s 16h14
Autoridades participantes do “Seminário Exportação de Produtos e Serviços Produzidos nas Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs)”, realizado na manhã de sexta-feira (6) no auditório da UFPI, em Parnaíba, visitaram a ZPE Parnaíba, na tarde do mesmo dia. O evento, que teve o apoio da Prefeitura de Parnaíba, foi realizado no turno da manhã, no auditório da UFPI, e discutiu questões como o marco regulatório das ZPEs brasileiras, que está em discussão no Congresso Nacional.
O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, destacou a importância do seminário para o fortalecimento da luta pela implantação da ZPE Parnaíba, que se prepara para um das suas etapas fundamentais, que é o alfandegamento.
Participaram também da caravana à ZPE, a secretária executiva do Conselho Nacional das ZPEs, Thaise Dutra, representando o ministro Armando Monteiro, do MDIC; o presidente da Associação Brasileiras das ZPEs, Helson Braga; o deputado federal Júlio César Lima, o deputado federal pelo Mato Grosso, Ezequiel Fonseca, que também é membro da comissão realizadora do evento; a vice-governadora Margarete Coelho; o senador Elmano Férrer; o deputado estadual Georgiano Neto e técnicos dos governos estadual e federal.
O seminário foi realizado em Parnaíba pela Câmara Federal, através da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, presida pelo deputado federal piauiense Júlio César.
Recepcionados pelo presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Cardoso, e pelo prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, a comitiva do deputado Júlio César presenciou o estágio de implantação da área de livre comércio piauiense, que já tem a sua primeira indústria em fase final de implantação, com previsão de início de suas atividades ainda esse ano. A visita começou pela sede administrativa da ZPE Parnaíba, seguindo para o recinto que será alfandegado, onde se situam as instalações, já concluídas, da Receita Federal, do Ministério da Agricultura e outros órgãos de fiscalização, e os galpões industriais. Dois desses galpões de um total de dez já estão concluídos. O presidente da ZPE, Paulo Cardoso, explicou aos membros da comitiva que toda a área de 31,5 hectares relativa à primeira etapa da ZPE já conta com infraestrutura de eletrificação industrial, pavimentação asfáltica e redes para abastecimento d’água e esgotamento sanitário. A área total é de 313,5 hectares. O presidente informou ainda que estão em fases avançadas de construção uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para garantir autonomia da ZPE no quesito saneamento básico integrado.
O empresário Marcelo Sombra, presidente da Agrocera, também estava presente e explicou como será o funcionamento da primeira indústria da ZPE Parnaíba. Através dos contatos feitos pela Companhia Administradora da ZPE, a Agrocera teve autorização do CZPE para se instalar no local inicialmente dentro do regime de tributação normal, com o compromisso de adequar-se ao regime das ZPEs logo após a implantação do alfandegamento.
Seminário Na manhã anterior à visita à ZPE Parnaíba, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Júlio César, realizou, com o apoio da Prefeitura de Parnaíba, o Seminário Exportação de Produtos e Serviços Produzidos nas Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs). O evento teve a presença do governador Wellington Dias na sua abertura, ocasião em que parabenizou a iniciativa e proferiu a palestra “A Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba/PI: Instrumento de Indução do Crescimento do Estado”. Wellington Dias contextualizou o empreendimento da ZPE com o projeto de desenvolvimento do Piauí. Deputados estaduais também estiveram presentes como José Hamilton Castelo Branco, Dr. Pessoa, Dr. Hélio Oliveira, Georgiano Neto, os deputados federais Paes Landim e Flávio Nogueira e secretários estaduais. O evento serviu também para que o deputado federal Ezequiel Fonseca colhesse subsídios para a implantação da ZPE do Estado do Mato Grosso.
Em sua fala, o prefeito Florentino agradeceu pela realização do evento em Parnaíba e destacou o fato da ZPE Piauiense estar mais avançada do que outros condomínios industriais similares nos Estados brasileiros. O prefeito de Parnaíba falou sobre “A Geração de Emprego e Renda na Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba”.
O ministro Armando Monteiro, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, foi representado pela secretária executiva do CZPE, Thaíse Dutra, que proferiu a palestra “A Importância das Zonas de Processamento de Exportação na Economia Brasileira, com a Inclusão de Serviços no Novo Modelo”.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (Fiepi), Moraes Souza Filho, falou sobre “A importância da Indústria Piauiense na Zona de Processamento de Exportação de Parnaíba”. O presidente da ZPE Parnaíba, Paulo Cardoso fez uma explanação sobre a estrutura atual da ZPE Parnaíba; o diretor comercial da ZPE, Roger Jacob fez um resgate histórico da Experiência do Grupo Jacob nas exportações do Piauí e o presidente da Abazpe, Helson Braga, discorreu sobre o papel da Associação Brasileira das ZPEs na atração de investimentos.