O comércio eletrônico brasileiro iniciou às 14h desta quarta-feira (26) um saldão para vender com desconto produtos encalhados do Natal . Entre as empresas que aderiram ao chamado Boxing Week estão Walmart, Netshoes, Centauro, Submarino, Compra Fácil, Brastemp, Consul e TAM. As promoções vão até sábado (29) e trazem abatimentos de até 70% no preços. Inspirado no Boxing Day, data tradicional em países da Europa, o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil no ano passado e movimentou R$ 58,9 milhões em apenas um dia (o 26/12). Foi o segundo maior faturamento do comércio eletrônico no ano. Em 2012, os organizadores – os mesmos da Black Friday – esperam que a Boxing Week atinja a marca de R$ 75 milhões em vendas. Os promotores afirmam que a página oficial do evento (boxingday.com.br) fará uma seleção com os melhores descontos. Segundo eles, é uma forma de encontrar apenas produtos que realmente estejam em oferta e evitar os falsos descontos . Na página, pouco depois do início da promoção, havia blusas de R$ 149,90 por R$ 44,90, tênis de R$ 379,99 por R$ 179,99 e bicicletas de R$ 1.699 por R$ 799, segundo os anúncios. Ao contrário do ocorrido na Black Friday, os sites não apresentavam problemas de navegação gerados por excesso de tráfego nas primeiras horas da liquidação. O Procon alerta para as possíveis "pegadinhas" dos saldões virtuais. "Antes de comprar, compare os preços, inclusive com empresas que não participam da promoção. Assim, você escapa de promoções "milagrosas" e evita as compras por impulso", alerta o órgão. "No caso de maquiagem de preço – que é quando o fornecedor eleva o preço do produto antes de fornecer o desconto – o consumidor tem direito de obter o desconto pelo preço real, que era usualmente praticado antes da promoção", diz o Procon.