O comércio de Teresina funcionará neste sábado (5) e os shoppings da capital irão abrir durante o feriado do Dia da Independência, na segunda-feira (7). No domingo (6), todas as atividades comerciais estarão fechadas. Veja abaixo os horários de funcionamento.
De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas), neste fim de semana o comércio de Teresina funcionará com o horário diferenciado. O presidente do Sindilojas, Tertulino Passos, disse ao G1 que no feriado do Dia da Independência, 7 de setembro, apenas os shoppings funcionarão.
As decisões ocorrem após o Centro de Operações de Emergência (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) flexibilizar as atividades econômicas em diversos segmentos afetados durante a pandemia da Covid-19.
"A gente conseguiu a abertura do comércio aos sábados, mas não conseguimos horários ampliados. Por enquanto, vamos continuar com horários reduzidos. Domingo todas as lojas, ainda, devem permanecer fechadas", disse i presidente do Sindilojas.
Confira o funcionamento do comércio:
Sábado (5)
Comércio varejista: 9h às 15h (inclui as lojas do shopping da cidade)
Lojas da Zona Leste: 10h às 17h
Lojas dos Shoppings: 12h às 20h
Lojas de material de construção: 8h30 às 17h30 (localizadas fora do Centro de Teresina)
Feriado da Independência (7)
Apenas lojas dos Shoppings: 12h às 20h
Bares e restaurantes abertos
A Prefeitura de Teresina autorizou, através de um decreto, o funcionamento das atividades econômicas após a queda de casos do Covid-19 na capital. Com isso, bares e restaurantes também estão autorizados a funcionar aos sábados.
Já aos domingos estão mantidas as restrições mais rígidas e só poderão funcionar as farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta, gás de cozinha e água; órgãos e profissionais de comunicação; serviços e rituais religiosos; e situações comprovadas de urgência e emergência.
Semana Brasil
Após vários meses fechado, o comércio iniciou a 'Semana Brasil' no intuito de aquecer o consumo varejista em setembro. A estratégia desenvolvida pelo Ministério das Comunicações busca impulsionar a compra de artigos por meio de promoções, premiações e facilidades para atrair os clientes.
A 'Semana Brasil' acontece em todo o país, entre os dias 3 a 13 de setembro. De acordo com o governo federal, na primeira edição realizada ano passado, as vendas on-line cresceram 41% em relação ao mesmo período em 2018. Neste ano, o objetivo dos lojistas é minimizar as perdas durante o período de fechamento causado pela pandemia da Covid-19.