Publicada em 14 de Agosto de 2013 �s 09h40
Os empreendedores da Orla de Atalaia se reuniram, nesta terça-feira (13), com representantes da Secretaria de Turismo (Setur) e da Prefeitura de Luís Correia para discutir melhorias no desenvolvimento das atividades e sobre o cumprimento das normas do plano de gestão.
O gerente da Setur, Edson Correia, apresentou o resultado de uma pesquisa realizada durante o final de julho que ouviu a opinião dos empreendedores sobre serviços públicos e o funcionamento da Orla. “Esse encontro foi importante, porque os permissionários ficaram sabendo o que eles mesmos pensam, ou acharam da temporada de férias. Itens como limpeza, policiamento, abastecimento de água, energia, foram bem avaliados pelos próprios comerciantes e não pela Setur”, disse.
Na reunião, foram discutidos os pontos elencados como negativos. Os comerciantes reivindicaram a criação de novos estacionamentos, segurança permanente na orla, colocação de caixas eletrônicos, retirada de animais soltos, melhor planejamento dos eventos e utilização das praças existente na Orla.
O chefe de gabinete da Setur, Francisco das Chagas Sousa, apresentou as 14 ações definidas pelo Comitê Gestor que serão realizadas na Orla de Atalaia com seus devidos prazos de conclusão. No dia 17 de Setembro, o Comitê terá um novo encontro para apresentar o andamento dos trabalhos.
“As ações elencadas pelo Comitê Gestor não precisam do aval dos permissionários da Orla, já que eles estão representados pela Associação dos Comerciantes da Orla. Todas as reivindicação dos comerciantes devem ser direcionadas para associação e para a Secretaria Municipal de Turismo, que elas serão levadas para o Comitê deliberar”, explica.
A Superintendente do Meio Ambiente e Controle Urbanístico de Luís Correia, Roseane Galeno, disse que a Prefeitura já está fazendo um projeto de resíduos sólidos para a Orla e que está acompanhando o projeto de contenção de areia na orla que fica muito intenso principalmente após setembro.
A empresária Gerlane Lima, da barraca Sorriso das Ondas, afirma que ficou muito feliz com a reunião. “As vezes ficamos inseguros porque ficamos distantes da Setur, concordo que é preciso padronizar todas as modificações que forem feitas nas barracas, senão o local vai virar uma bagunça. Outra coisa muito importante, foi a abertura dos banheiros públicos que agora temos o apoio do Governo e da Prefeitura na manutenção deles”, disse.
Aristides Neto, dono da barraca Veleiro disse que é muito importante reuniões permanentes como essa. “Eu gostei muito de saber, que no dia 17 de Setembro já haverá outra reunião do Comitê Gestor e teremos retorno das ações propostas hoje”, afirma.
Ao final da reunião, foi averiguado o nome dos permissionários que estão atuando na Orla para que a Setur veja se houve venda ou aluguel do equipamento e que faça os novos termos de permissão em nome do comerciante que realmente tenha sido beneficiado no início do projeto Orla de Atalaia.