A Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo começa nessa segunda-feira (6). São 104 salas de vacina em Teresina e crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias podem tomar a vacina.
Esse ano no Brasil, já houve casos de poliomielite em Amazonas e Roraima e em Teresina, o último caso ocorreu em 1999. Amariles Borba, diretora de vigilância em saúde da Fundação Municipal de Teresina (FMS), explica como o sarampo é transmitido. "Quando você anda, você anda com suas bactérias, seus vírus e seus fungos e o sarampo tem uma capacidade de transmissão muito grande, infecção muito grande porque ele é transmitido através das gotas da fala".
Estima-se que em Teresina cerca de 200 mil crianças sejam vacinadas. O sarampo é uma doença que pode levar à morte. "O sarampo, na minha prática profissional, na década de 70, eu vi muita criança gravemente doente por complicação do sarampo. Pode complicar com otite purulenta, pneumonia e miocardite então vacinar é preciso para prevenir", alertou Amariles.
Segundo Amariles Borba, devido aos casos recentes no Brasil, as secretarias estaduais e municipais tomaram medidas de correr e executar o bloqueio vacinal, como em 2011, quando uma pessoa viajou para o exterior e ao voltar, apresentou sarampo.