Há pouco mais de um mês no Brasil, a marca americana Forever 21 não vem cumprindo a promessa de oferecer itens em grande escala e atualizações diárias de suas prateleiras. Nas duas lojas da marca, em São Paulo e no Rio, consumidores reclamam da falta de opções e as poucas novidades em seus cabides. O resultado, nas últimas semanas, é a queda do interesse dos compradores com as ofertas da marca, mesmo sem as grandes filas vistas nos primeiros dias da multinacional no país.
Os problemas se acumularam nos últimos três dias. Nas duas lojas as prateleiras ficaram vazias em alguns momentos, sem qualquer peça exposta. Da linha feminina, carro-chefe da marca, apenas itens para prática de ginástica, pijamas e bijuterias. Nesta quinta-feira, mesas com poucos produtos e mostruários sem grandes variedades. Nas filas para pagamentos, poucos minutos de espera. saiba mais C&A abre sua primeira loja só para mulheres em Ipanema Marcas gringas populares chegam com status de luxo Rua de Hong Kong passa NY e agora é a mais cara do mundo E-Commerce sem estoque é a nova estratégia Ao completar 42 anos, CVC muda slogan e identidade visual Leia mais sobre Negócios
– Nos três últimos dias tivemos dificuldades mesmo. Sem volume de peças. Mas hoje (quinta-feira) já recebemos um caminhão com novas peças. Temos a expectativa de carregamentos amanhã (sexta-feira) e no sábado – explica uma atendente da loja carioca, que não quis apontar um culpado pelo problema.
A movimentação no shopping Village Mall, que abriga a loja da Forever 21 no Rio, caiu significativamente nos últimos dias. Filas são raras e apenas surgem nos fins de semana, cenário bem distinto ao visto nos primeiros dias de inauguração.
Segundo a empresa, os entraves estão na entrada de seus produtos no país. Para Eduardo Barberi, executivo da área de Marketing da Forever 21, um atraso no processo de liberação das mercadorias pela alfândega vem dificultando a renovação das prateleiras.
– Houve a demora de cerca de três dias na liberação das mercadorias, por causa de problemas burocráticos na conferência dos produtos pela aduana. É uma questão da fiscalização e do processo de liberação das peças – explicou o executivo, sem entrar em detalhes sobre os motivos que levaram ao atraso na liberação das mercadorias.
A marca reconhece que a grande movimentação nas primeiras semanas de abertura, em suas duas lojas, contribuiu para essa situação.
– Foi um acumulado. Nosso estoque estava bem definido. Não quer dizer que houve erro de planejamento. Fizemos um cálculo sobre a previsão. O problema é que ficamos sem gordura sobre o volume de estoque e de opções. Qualquer problema que acontecesse poderia resultar em alguma questão deste tipo – completou Eduardo.
De acordo com a Forever 21, o serviço já será normalizado nos próximos dias nas duas lojas da marca, tentando agilizar a chegada das peças. A expectativa da empresa é que os estoques sejam reabastecidos para mais um mês com as nova peças.
Linha masculina sem previsão de chegada
Para os homens, o problema é ainda maior. Há mais de duas semanas a linha masculina está esgotada no Rio, sem previsão alguma para a chegada de novos produtos. Barberi adianta que a falta de opções para os homens tem sido uma opção da empresa.
– Em função do tamanho das lojas e pela grande movimentação, a marca vem optando por não suprir o estoque masculino, sem uma previsão para voltarmos a oferecer algo nessa linha.