Com 80 bebês prematuros nos leitos da Maternidade Dona Evangelina Rosa precisando de leite materno e o estoque no banco de leite em baixa, foi realizado nesta terça-feira (19) um grande 'mamaço' que reuniu cerca de 30 mães no Parque Potycabana, na Zona Leste de Teresina. O objetivo da coordenação do banco de leite das maternidades da capital é incentivar as mães a doar o leite materno.
A jovem Jaqueline Morais de Sousa, de apenas 18 anos, mãe há dois meses, já faz doação de leite materno desde o nascimento da filha, Dayla Gabriela. Ela conta que se viu sensibilizada e, pensando na mãe e no bebê que precisam, ela decidiu aderir ao gesto generoso.
"Depois que você se torna mãe, parece que você tem os sentimentos aguçados. Eu me senti nas mães e nos bebês que precisam de leite materno. São muitos internados precisando. Então, fiquei sensibilizada com a causa, vi que podia e comecei a doar", disse.
Ela contou que coleta todos os dias um pouco de leite e semanalmente entrega um frasco para o banco da Maternidade Dona Evangelina Rosa. "É simples, eu colho um pouco de leite, coloco num frasco, e entrego na maternidade. Lá eles dão o destino certo para as crianças que precisam", contou.
Já a mãe Verbena Silva, de 37 anos, moradora do bairro Promorar, Zona Sul de Teresina, não é doadora de leite, mas vê no ato uma atitude de muito carinho e caridade. "Eu não sou doadora ainda, mas acho que é um gesto lindo. É como se você fosse mãe por duas vezes", contou.
Segundo a coordenadora do banco de leite, Vanessa Paz, a média de bebês prematuros que estão internados em unidades de terapia intensiva (UTI) neonatal, é de 80 crianças que precisam de leite e são beneficiados com o banco de leite da Maternidade Dona Evangelina Rosa.
"A ideia é cobrir todos os bebês que precisam de leite materno, que ainda não cobrimos em sua totalidade. A gente cobre uma parcela muito pequena. Diariamente, são 80 bebês que precisam da doação das mães. Dias como esse precisam acontecer justamente para sensibilizar mais mães, que essa política precisa ser ampliada", contou.
Ainda de acordo com a coordenadora, o banco de leite teve uma melhora, mas ainda não tem a meta diária de coleta que, segundo Vanessa Paz, deve ser de 10 litros por dia. "Com as companhas, é muito pontual e colhemos entre sete e oito litros. Já conseguimos fechar a meta, mas nem sempre isso acontece", contou.