Durante esta sexta-feira (20), Teresina apresentou uma redução de passageiros no transporte coletivo, a queda foi de 55%. A atitude, de acordo com a Prefeitura de Teresina, reflete o entendimento da população com relação ás orientações dos órgãos de saúde para evitar a disseminação do coronavírus, com isso, a circulação de pessoas no transporte público começa a cair.
De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) a expectativa é que nos próximos dias, com o fechamento de mais estabelecimentos comerciais, a queda no número de usuários seja maior.
Segundo o gestor da Strans, Weldon Bandeira, a oferta normal de ônibus tem se mantido normal nos horários de maior movimento, isso para evitar aglomerações.
“Estamos administrando os terminais em tempo real, verificando a demanda e fazendo os ajustes necessários para o período de pico. “O ideal nesse momento é o isolamento social. Devemos todos seguir as orientações de prevenção recomendadas pelos órgãos oficiais de saúde”, informou.
Sobre a higienização dos ônibus, ele afirma que está sendo feita a cada saída. Os veículos que estão em circulação estão recebendo cuidados de higienização redobrados, com a limpeza de pisos, assentos, catracas, portas e suportes. Todos os ônibus estão circulando com as janelas abertas, inclusive os que têm ar condicionado. Os terminais também estão passando por um processo de limpeza como medida de prevenção contra o coronavírus.
Os locais que apresentaram diminuição, foram: Avenida José Francisco de Almeida Neto, Avenida Maranhão, Alameda Parnaíba, Avenida dos Ipês, Avenida Miguel Rosa, Avenida Poty Velho e Avenida Raul Lopes.