A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) estuda transferir pacientes e ampliar o número de leitos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda), em Parnaíba, que está com cinco, dos seus 53 leitos disponíveis. De acordo com o órgão, a situação foi provocada pelo crescimento de internações em decorrência da Covid-19.
O secretário de saúde, Florentino Neto, visitou o Heda neste domingo (21), e disse que uma das medidas em estudo é a transferência dos pacientes do setor de ortopedia para a Santa Casa de Misericórdia de Parnaíba.
O gestor afirmou que isso possibilitará o aumento de leitos para tratamento da Covid-19. “Estamos em tratativas com os gestores hospitalares para esta ampliação”, informou.
Dos 38 leitos clínicos no Heda, 35 estão ocupados e dos 15 leitos de UTI's, 13 estão com pacientes. No sábado (20), o Centro de Operações Emergenciais (COE) emitiu nota recomendando o reforço nos cuidados para evitar a disseminação da doença.
“O governo está trabalhando na ampliação de leitos, porém esta é uma medida que exige tempo e profissionais disponíveis. Portanto, a colaboração da população é fundamental neste momento para evitar o colapso da rede estadual de saúde”, diz a nota.
O COE afirmou ainda que o momento é de alerta e recomendou que as pessoas evitem sair de casa, usem máscara se precisarem sair e higienizem as mãos com frequência, usando água e sabão ou álcool em gel.