Publicada em 08 de Agosto de 2013 �s 12h34
A Coordenadoria da Juventude, através de sua equipe, Adilson Costa, gerente de Políticas de Esporte e Lazer e Fabiana Vieira, assistente de serviço, esteve, nessa quarta-feira (7), no município de Oeiras, participando da Conferência Regional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial com o tema Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: Por um Piauí Afirmativo.
As conferências regionais estão acontecendo em todo o Estado com o intuito de discussão das políticas públicas a serem implementadas com o objetivo de dirimir as desigualdades raciais na sociedade brasileira e, assim, assegurar oportunidades para todos, independentemente de cor ou raça.
A palestra magna ficou a cargo do professor doutor em Economia da Universidade Federal do Piauí, Solimar Oliveira, que fez uma explanação histórica acerca da discriminação racial, mas destacou que o momento mais importante do encontro é o produto resultante, ou seja, o consenso das soluções necessárias para promoção da igualdade racial. “Cidadania e democracia só acontecem efetivamente quando a sociedade civil participa da formação de políticas públicas afirmativas, e essas políticas são formadas nesses encontros, e assim contribuem para garantir a melhoria das condições de vida”, diz o professor.
No ensejo, o gerente de Políticas de Esporte e Lazer, Adilson Costa, agradeceu a oportunidade de participação no evento e afirma que a Coordenadoria apóia a causa, destacando ainda o trabalho desenvolvido pela Cojuv na implementação de políticas públicas voltadas à juventude negra, através do Projeto Caravana da Juventude Quilombola.
Durante o evento foram escolhidos delegados para participar da Conferência Estadual que acontecerá no mês de outubro, para posteriormente serem levadas as propostas à Conferência Nacional.
Participaram do evento, o secretário da Assistência Social, Francisco Guedes, Assunção Aguiar, assessora técnica da Sasc, a professora e representante da Secretaria Estadual da Educação, Rita de Cássia, a professora Anatália, representante do município de Oeiras, Solimar Oliveira, representando a Universidade Federal do Piauí (UFPI), além de várias comunidades quilombolas da região.