Publicada em 12 de Agosto de 2013 �s 10h05
A Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv) participou, na última sexta-feira (9), no município de Amarante, da solenidade de abertura da Conferência de Igualdade Racial, com o tema Democracia e Desenvolvimento sem Racismo: por um Piauí Melhor.
Durante o evento, o coordenador da Cojuv, Plínio Dumont, falou dos projetos que a coordenadoria desenvolve, dentre eles, o da Caravana da Juventude Quilombola, realizado em parceria com o Grupo Coisa de Nêgo e a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc). O projeto tem como objetivo valorizar a cultura negra no Estado do Piauí, através de uma ampla reflexão feita por meio de palestras e oficinas.
O gestor falou ainda da importância da Conferência para discutir ações efetivas. “Esse é o primeiro passo para que os movimentos negros possam se organizar e, junto com o poder público, buscar ações afirmativas para esse segmento”, afirma.
A coordenadora da Conferência, Sônia Alves, falou que a igualdade de direitos exige a participação tanto da comunidade quanto do poder público no desenvolvimento de políticas que mudem o quadro atual, ampliando as oportunidades de participação das comunidades negras“. Esse é um momento importante para que possamos dar um passo à frente na questão da igualdade, do respeito e dos direitos dos negros”, ressalta.
Também participaram da Conferência, o secretário de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Presidência da República, Gilvanni Harvery, a assessora técnica da Sasc e militante do movimento negro no Piauí, Assunção Aguiar, o vice-prefeito de Amarante, Clemiltom Queiroz, dentre outros representantes do movimento negro.