Publicada em 21 de Agosto de 2012 �s 14h21
A Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Piauí (Fetag) firmaram uma parceria, nesta terça-feira (21), para a realização dos Projetos Plenária Estadual de Jovens Trabalhadores Rurais e o Festival Regional de Jovens Trabalhadores Rurais.
O objetivo principal é a realização de ações de melhorias para os jovens do campo. De acordo com o coordenador da juventude, Plínio Dumont, os eventos terão como proposta a construção e efetivação de políticas voltadas para a juventude rural (trabalho, renda, produção e formação), através de oficinas e grupos de discussão.
“É importante integrar o jovem do campo na multiplicação desse conhecimento, visando a avaliação do produto final para a viabilização de ações a serem discutidas durante a Plenária Nacional de jovens trabalhadores rurais”, ressalta Plinio Dumont.
De acordo com a diretora do mundo do trabalho da Cojuv, Renata Cabral, os jovens terão a oportunidade de atuarem em suas atividades agropecuárias de forma mais produtiva e lucrativa, através dos conhecimentos adquiridos nas oficinas e palestras dos encontros.
Como funciona o projeto Festival Regionais de Jovens Trabalhadores Rurais
É um projeto feito para o jovem do campo, visando o fortalecimento da organização para a atuação de direitos e deveres, através de palestras e grupos de discussões.
Os municípios participantes serão: Manoel Emídio, nos dias 8 e 9 de setembro, e Curimatá, de 29 a 30 de setembro.
Como funciona a Plenária Estadual de Jovens Trabalhadores Rurais
É um projeto que visa fortalecer organizações juvenis rurais do Piauí para uma atuação sindical em defesa dos seus direitos, através de debates, visando um modelo de Campo satisfatório para a permanência do jovem, com condições essenciais de vida asseguradas.
Os jovens de diversos municípios do Piauí terão a oportunidade de participar da Plenária Estadual de Jovens Trabalhadores Rurais, que acontecerá de 19 a 20 de setembro, em Teresina.