Cojuv assegura Direitos para..
A Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv), Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), Paróquia de Oeiras (ECC), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Banco do Nordeste (BNB) promovem, deste essa quinta-feira (24), o 1º Encontro de Jovens Rurais. O evento está acontecendo na cidade de Oeiras, no Centro Paroquial, e acontece até sábado (26).
Participam cerca de 250 jovens do Território do Vale do Rio Canindé, que discutem sobre alternativas de crédito fundiário, geração de renda com o objetivo de incentivar a permanência dos jovens agricultores no território.
"O Estado tem uma dívida com a juventude do Piauí. O 1º Encontro de Jovens Rurais é uma grande vitória para esses jovens, eles terão a oportunidade de debaterem, durante três dias, oportunidades para atividades no meio rural, além de orientações sobre conveniências de crédito e firmação dos seus direitos enquanto jovens trabalhadores rurais”, afirma o diretor de Inserção do Mundo do Trabalho, Miguel Ernesto.
O professor e economista da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Luis Carlos Rodrigues Cruz Puscas, iniciou o encontro fazendo uma análise de conjuntura, ressaltando a realidade dos jovens trabalhadores rurais dos diversos países e estados do Brasil. É necessário que haja uma democracia participativa, onde o jovem torna-se protagonista dos anseios da juventude, permanecendo no campo, lutando e debatendo por políticas públicas para o seu segmento”.
Ainda durante o encontro, técnicos do Banco do Nordeste discorrerão sobre as linhas de crédito para o jovem trabalhador rural, discutindo as resoluções e estratégias para assegurar com juros pequenos o financiamento adequado para cada trabalhador rural.
O encontro terá palestras com a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia, o assessor técnico da Secretaria do Meio Ambiente, Jairo Galvão, e técnicos da Secretaria da Educação (Seduc). Encenrrando com visita de campo na Escola Agrícola Dom Edilberto IV.