A partir desta quarta-feira (1º), estão normalizados os atendimentos oferecidos pelo Iaspi (Instituto de Assistência do Piauí) e Plamta. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Hospitais e Clínicas Particulares do Piauí.
Entre os servidores públicos estaduais que são credenciados e seus dependentes, a expectativa é a de que sejam atendidos o mais rapidamente possível. Os atendimentos de urgência e processos eletivos estavam suspensos desde o dia 16 de julho.
A decisão pela normalização das atividades foi resultado de um acordo entre os estabelecimentos de saúde e o governo, que se comprometeu a pagar uma última parcela da dívida, calculada em R$ 80 milhões, até o dia 10 de agosto, e com isso, regularizando a situação dos atendimentos oferecidos.
O Sindhospi informou que os atendimentos estão sendo regularizados aos poucos ao longo do dia em todos os estabelecimentos de saúde que atendem pelo Iaspi e Plamta. Ainda de acordo com o sindicato, houve o pagamento por parte do governo do valor referente ao mês de abril, e irá haver um segundo momento de negociação.