
O atual Procurador Geral de Justiça, Cleandro Moura, foi o mais votado para se manter no cargo de chefia do Ministério Público do Piauí (MP-PI). Além de Cleandro Moura vão compor a lista tríplice a ser encaminhada para a escolha do governador Wellington Dias (PT), os nomes de Paulo Rubens e Hugo Cardoso. O governador tem 10 dias para escolher o nome do novo procurador geral entre os três indicados.
Na votação desta segunda-feira o atual procurador teve 106 votos, enquanto Paulo Rubens recebeu 91 votos e Hugo Cardoso teve 82 votos. Também concorreram no pleito Eny Marcos, Elói Pereira, Antônio Moura, Hosaías Matos e Zélia Saraiva, que já foi procuradora geral de Justiça. Os três candidatos mais votados passam a compor a lista tríplice sobre o qual o governador Wellington Dias pode fazer a escolha do novo Procurador Geral de Justiça.
Mais votado o atual procurador geral disse que caso seja escolhido pelo governador vai priorizar em um segundo mandato a continuidade de projetos em curso. “A nossa intenção é a conclusão do que está em curso e tentar ampliar ainda mais os projetos como o Ministério Público itinerante e construir o maior número de sedes possível”, disse Cleandro Moura. O procurador disse ainda que pretende fortalecer todos os órgãos da administração como o Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Perfil
O atual Procurador Geral, Cleandro Alves de Moura, é piauiense e entrou no Ministério Público em 1996. Iniciou a carreira como promotor de justiça substituto nas promotorias de justiça de Avelino Lopes, Parnaguá e Curimatá. Respondeu, também, por inúmeras promotorias como as de São Gonçalo, Pio IX, Santa Cruz, Cocal, Luzilândia, Esperantina, Barras e Luis Correia.
Cleandro Moura já ocupou os cargos de coordenador-geral do Procon/MP-PI, sub-coordenador do Procon de Parnaíba e membro do grupo de promotores designado para desenvolver ações de combate ao crime organizado e atos de improbidade.