Ao chegar em Teresina na manhã desta quinta-feira, o ciclista Joel Duarte completou incríveis 2688 km de viagem em cima de sua magrela. Natural da cidade de Canavieira, o atleta saiu da cidade de Itapevi, no interior de São Paulo, há onze dias enfrentando os perigos da estrada para chegar no Piauí, percorrendo em média 220 quilômetros por dia.
Esta foi a segunda viagem do ciclista de São Paulo, onde mora há 26 anos, e o Piauí. No ano de 2017 Joel fez o mesmo percurso em 12 dias. “Esse ano bati [meu recorde]. Estou com um dia de diferença”, comemora o atleta.
O atleta de 46 anos contou que precisou passar por um treinamento forte durante dois meses para encarar a aventura. Além do desafio físico, Joel teve que encarar os perigos da estrada. “Na estrada você tem que está muito atento aos carreteiros, por que não deixa de ter o perigo. Bicicleta na pista é muito perigoso, por que o pessoal não respeita”, disse.
Apesar das dificuldades, Joel conta que a viagem é prazerosa e cheia de encontros. Em cada cidade que chega, o atleta chama a atenção das pessoas com sua história, e mobiliza mais pessoas a aderir ao ciclismo. “Brasília foi uma cidade que me marcou muito, fui muito bem recepcionado. Também em Colônia do Gurgueia, Manoel Emídio...”, comenta.
Em Floriano, onde Joel chegou no final da tarde de terça-feira (20), o ciclista já tinha um grupo de amigos esperando no ambiente em que ele se sente mais a vontade: em cima da magrela.
“Para nós é muito prazeroso todo ano receber o Joel”, contou Odinaldo Costa, amigo do atleta. “Vocês viram aí o pique do homem, chamando a gente para brincar mais uns 80 km com ele. Só que a gente não está com esse preparo dele!”, disse.