Após uma chuva com fortes ventos ocorrida nesta segunfa-feira (28), parte do teto do banheiro dos funcionários e da sala de repouso dos médicos da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), em Teresina, desabou. A estrutura da maternidade é a mesma a quase 40 anos, desde que foi inaugurada. O G1 teve acesso a um vÃdeo em que é possÃvel perceber a dimensão da goteira.
Servidores e usuários ficaram assustados. Segundo eles, a cena se repete a cada chuva. Por sorte, no momento da chuva ninguém usava o banheiro e nem a sala de rouposo dos médicos plantonistas.
“Aqui ocorre isso com frequência. Toda vez que chove acontece isso. É goteiras para todos os lados e a gente já fica com medo quando o tempo muda. A estrutura da maternidade é antiga e os reparos são apenas quando ocorre algo mais grave, ou seja, é obrigado causar um susto desses para alguma coisa ser feitaâ€, disse uma enfermeira que preferiu não se identificar.
A Evangelina Rosa é a única maternidade de alto risco do estado, atendendo a pacientes de todo o PiauÃ, e funciona com estrutura precária.
A unidade de saúde tem quase 40 anos e foi criada para atender temporariamente às pacientes, mas até agora a estrutura permanece a mesma, sem muitas reformas.
Reparos
A diretoria geral da Maternidade Dona Evangelina Rosa, através de assessoria de imprensa, esclareceu que a forte chuva que caiu em Teresina nesta segunda- feira (28) provocou o vazamento do cano de um banheiro, que fica ao lado da sala de repouso dos médicos da maternidade, e que molhou placas de gesso que acabaram cedendo e provocando as goteiras.
Identificado o problema, a direção da MDER informou que o mesmo será prontamente reparado na manhã de terça-feira (29).