O presidente venezuelano, Hugo Chávez, assegurou nesta sexta-feira que Fidel Castro "está mais vivo do que nunca", desmentindo assim rumores sobre o estado de saúde do líder cubano.
"Fidel está mais vivo que nunca e com mais vontade de lutar que nunca", disse o governante venezuelano em declarações a jornalistas durante a recepção aos chanceleres da Alba (Aliança Bolivariana para as Américas), que se reuniram em Caracas nesta sexta.
"Agora me colocaram na lista, dizendo que nós dois estamos morrendo, que estamos em estado grave", afirmou Chávez, que se recupera de um tumor cancerígeno que foi retirado em junho em Havana.
Na semana passada, proliferaram rumores sobre o estado de saúde de Fidel Castro, alimentados pelo fato de o ex-líder cubano não escrever artigos de suas chamadas "Reflexões" há mais de dois meses, além de não ser visto em público desde abril.
A emissora estatal "VTV" ("Venezolana de Televisión") divulgou na quinta-feira fotografias de Fidel Castro, tiradas, segundo o jornalista Mario Silva, em 6 de setembro em Havana. Nelas, o líder cubano aparece sentado, comendo e falando com Silva.
Nesta sexta-feira, Chávez também comentou seu tratamento, admitindo que precisa "andar mais devagar" depois da terceira sessão de quimioterapia. Segundo o líder venezuelano, porém, o impacto do tratamento "não tem sido duro".
"Eu estou bem, em ritmo de recuperação", disse Chávez, que se definiu como "candidato à reeleição no ano que vem".