Enquanto muitos apostavam na queda da Chapecoense em virtude da sequência de erros dentro e fora dos gramados na temporada, a equipe não desistiu. Aos poucos, aumentou a confiança da torcida, conseguiu deixar a zona de rebaixamento e manteve a distância para o Z-4 até o fim. Na tarde de domingo, diante de uma Arena Condá lotada, bateu o São Paulo e garantiu a permanência na elite por mais um ano. Ufa!
O gol de Leandro Pereira, aos 22 minutos do segundo tempo, não representou apenas o alÃvio por escapar da degola na última rodada, mas também alegria para aqueles que confiavam em um final feliz, apesar do caminho ser sofrido e cheio de percalços. E assim foi.
No fim da partida contra o São Paulo, o sentimento que era de alÃvio com a meta alcançada ganhou a companhia da esperança com a possibilidade de classificação para a Copa Sul-Americana.
Em 14º na tabela, a Chapecoense estaria fora da competição, mas pode conseguir a vaga se o Atlético-PR, que está em sétimo, vencer o Junior Barranquilla na decisão do torneio. E a temporada onde a Série B parecia cada vez mais perto tem grande chance de terminar com uma disputa internacional no currÃculo.
No fim da partida, o lateral Eduardo desabafou e criticou aqueles que torciam pela queda da Chape.
- Isso é para quem estava torcendo contra, que ficavam falando um monte de besteiras, que não éramos capazes, que o time era medÃocre, que não tinha alma e nem coração. Está aà a prova. Derrubamos um gigante. Não caÃmos, é Série A - disse à Rádio Super Condá.
Com o fim do campeonato nacional, o elenco da Chapecoense foi liberado para as férias. A reapresentação do grupo acontece em janeiro e visa o Catarinense. A estreia do Verdão será no dia 17, contra o MarcÃlio Dias, em casa.