A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) realizou, nessa terça (27) e nesta quarta-feira (28), um treinamento para servidores que fazem a prestação de contas de parcerias e convênios estaduais nos órgãos. A partir de agora, eles passarão a realizar a análise por meio do Sistema Integrado de Controle Interno (Sincin).
A CGE criou roteiros específicos no Sincin que dão o passo a passo para os servidores analisarem as prestações de contas das parcerias firmadas pelos órgãos e entidades estaduais com Organizações da Sociedade Civil e convênios com prefeituras municipais. Mais de 40 servidores de 27 órgãos receberam orientações sobre a utilização da ferramenta, bem como as exigências e prazos estabelecidos na Lei nº 13.019/2014 (Marco Regulatório das Parcerias com as OSCs - MROSC), Decreto Estadual nº 17.083/2017 - Regulamenta a Lei Federal e no Manual de Parcerias Voluntárias.
A gerente de Transferências Voluntárias da CGE, Lidiane Melo, explica os benefícios da utilização do Sincin pelos servidores dos órgãos. “O roteiro é uma espécie de checklist para analisar os processos e tornar mais prática a análises das prestações de contas. Após a conclusão do checklist, o próprio sistema gera o relatório. Desse modo, a análise é mais prática e rápida”, avalia.
Autoria: Virgínia Santos