Publicada em 17 de Outubro de 2012 �s 17h00
O evento que marcou a abertura dos Jogos Escolares Paralímpicos 2012 aconteceu no início da noite desta terça (16), no Parque Anhembi, em São Paulo. Maior competição do mundo nessa faixa etária, as Paralimpíadas reúnem cerca de 1200 jovens de 14 a 21 anos, de 24 estados mais o Distrito Federal, até 19 de outubro.
Abrindo o evento, aconteceu o desfile das delegações dos estados participantes, inclusive a piauiense que trouxe oito atletas representando o Estado. Ao fundo, a cantora e apresentadora de TV, Kelly Key como mestre de cerimônia e a animação da Banda América - composta por músicos com deficiência visual
Além de alguns dos maiores nomes do Esporte Paralímpico, como Alan Fonteles, Terezinha Guilhermina, Yohansson Nascimento, Fernando Fernandes, Daniel Dias e Andre Brasil, a festa que marca o início da competição contou com a presença de autoridades do Governo Federal, do prefeito e do governador de São Paulo, Gilberto Kassab e Geraldo Alckmin, e do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons, que anunciou para 2013 a construção do primeiro centro de treinamentos para atletas paralímpicos do Brasil, com as melhores tecnologias do mundo.
O medalhista paralímpico Daniel Dias, da natação, carregou a tocha que acendeu a pira das Paralimpíadas Escolares. A solenidade foi encerrada com o show do grupo Fresno que levantou a galera no Anhembi.
Disputas
As provas começam nesta quarta, das 7h às 19h, em três locais:
•Parque Anhembi (tênis de mesa, judô, vôlei e bocha);
•Parque Ibirapuera (atletismo);
•Escola de Educação Física da PM (natação, futebol de 5, futebol de 7, goalball e tênis em cadeira).
As disputas terminam na próxima sexta. O encerramento também será no dia 19, às 20h, no mesmo local da abertura.