Quase 50% dos consumidores estão inadimplentes com a Eletrobras Distribuição Piauí. O percentual equivale a cerca de meio milhão de piauienses com algum tipo de pendência com a distribuidora de energia elétrica do estado. Alvo constante de reclamações em todo o estado, a empresa afirma que a situação agrava o quadro de dificuldades enfrentado.
Diante do problema, a Eletrobras está com uma campanha de renegociação de dívidas para que os consumidores possam se regularizar com a distribuidora. A empresa está oferecendo três formas de negociação para quem estiver com faturas vencidas. Para pagamentos à vista, serão dispensados 100% de juros e multas da dívida.
No caso de parcelamento, o desconto oferecido é de 50% nos juros e multas, com entrada mínima de 10% do valor principal. O número de parcelas em que será dividido o débito remanescente será calculado pelo sistema conforme o valor e a idade da dívida. A primeira fase da campanha de renegociação ocorreu de 8 a 31 de dezembro de 2015 e a segunda ocorre até o dia 15 deste mês.
De acordo com Antônio Pereira, assistente da presidência da Eletrobras, apenas 40% dos clientes pagam as faturas até a data do vencimento, o que acaba acarretando no acúmulo de dívidas com a empresa. As maiores taxas de inadimplência estão nas classes residenciais e comerciais.
"A gente chama a atenção dessas duas categorias. É preciso que as pessoas entendam que para ter energia de qualidade precisa pagar em dias, isso está em resolução da 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Anel) que coloca como obrigação do cliente o pagamento da fatura em dias", falou.
Os consumidores podem obter mais informações sobre a negociação das faturas atrasadas pelo número 0800 086 0800, com atendimento 24h em todo o Estado. Além disso, eles também podem ir diretamente a uma das Agências de Atendimento abertas ao público no horário comercial, das 8h às 17h.