Publicada em 09 de Maio de 2014 �s 13h51
Iniciadas em setembro de 2013, com a assinatura da Ordem de Serviço, as obras do Centro de Lutas Olímpicas Sarah Menezes caminham para a fase final.
Localizado no bairro Saci, zona Sul de Teresina, o Centro é um projeto da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), que atenderá crianças da Rede Pública Estadual de Ensino que possuam boas notas na Escola e tenham interesse de praticar as modalidades de Judô e Taekwondo.
» Siga-nos no Twitter
"Parabenizo a todos os que estão envolvidos nesta construção. Esse projeto é muito importante, não só para mim, mas para tantas crianças sonhadoras e que precisam de mais esporte e educação", disse a atleta campeã.
O Espaço terá uma área construída de 1.181,17 m², custará o valor de R$1.005.315,81, financiados com recursos do Tesouro Estadual e promete ser um investimento que mudará muitas vidas.
"Aqui, a nossa meta é atender cerca de 600 crianças, nos turnos manhã e tarde, dos dois esportes oferecidos. Durante o dia trabalharemos com a iniciação e à noite com treinos voltados para o rendimento dos atletas", declarou Expedito Falcão, durante visita à obra.
A estrutura é composta por estacionamento, recepção, sala para atendimento de fisioterapia e psicologia, refeitório, depósitos, banheiros adaptados, ambientes para a prática dos esportes, espaço de musculação, fora isso, a quadra poliesportiva existente ao lado do local de construção, será incorporada ao Centro. Todos os ambientes serão climatizados e terão áreas para aquecimento.
"A obra encontra-se em andamento normal. Estamos finalizando o reboco, a colocação das telhas da cobertura e o assentamento das esquadrias metálicas. Trabalhamos com o prazo de 270 dias e pretendemos finalizar e entregar tudo até o mês de julho", explica Luciana Nogueira, engenheira fiscal na obra.
O espaço leva o nome de Sarah Menezes em homenagem à judoca campeã olímpica de 2012, que, hoje, serve de inspiração e orgulho para muitos adolescentes.
Sarah Menezes
Em julho de 2012, o esporte piauiense escrevia sua história no cenário olímpico internacional. Sarah Menezes subia nos tatames de Londres para conquistar a primeira medalha do ouro do judô feminino em Olimpíadas, colocando genuinamente o Piauí no lugar mais alto do pódio. A atleta Cajuína, como ficou conhecida, quebrava ali um jejum de 20 anos sem medalhas de ouro no esporte.
Atualmente Sarah Menezes, com 24 anos, é a líder do ranking mundial na sua categoria (até 48kg) com quase 1000 pontos de diferença para a segunda colocada, e segura a posição desde a conquista em Londres.
Ela reside em Teresina, e alterna suas atividades cotidianas entre treinos no Centro de Treinamento que leva seu nome, viagens para o Rio de Janeiro, onde também treina com a seleção brasileira, e competições internacionais.