Realização de cursos profissionalizantes com aulas teóricas e práticas, instrutores especializados, salas amplas e garantia de certificação reconhecida no mercado. Essas são as oportunidades que a população de Várzea Branca e adjacências poderão contar a partir da inauguração do Centro de Empreendedorismo Wilson Nunes Martins Filho. Entregue nesse sábado (16), pelo governador Wilson Martins, o centro atenderá cerca de 240 alunos.
Além de reconhecer a grandiosidade da obra para a região, visto que esta levará aos jovens uma oportunidade de capacitação, o governador aproveitou para agradecer a homenagem, pois o centro leva o nome de seu filho falecido em trágico acidente de carro. “Em meu nome e de minha família fico bastante honrado em receber esta homenagem, pois Wilson Filho para sempre será lembrado por nós e agora por vocês ao verem o nome dele estampado nesta obra tão importante para cidade”, agradeceu. O Centro de Empreendedorismo é fruto da parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Várzea Branca e o Ministério da Integração Nacional.
De acordo com Larissa Maia, secretária estadual do Trabalho e Empreendedorismo, o Piauí é uma das poucas unidades da federação que possui uma secretaria destinada somente para ações empreendedoras, abrindo espaço e incentivando novos talentos na abertura do seu próprio negócio. “Empreender é acreditar no sonho das pessoas e, nisso, o Governo do Estado acredita, pois proporciona condições técnicas para que sua população possa gerar renda própria”, defende a secretária, ao comentar que nos últimos meses, a criação de novos negócios tem empregado mais do que as vagas formais.
Oswaldo de Deus, representante do Ministério da Integração relata que a primeira versão desse centro no Piauí foi executada na cidade de São Raimundo Nonato e, partir daí, este tipo de ação foi identificada como prioridade pelo Ministério. “Essa obra é estratégica para toda região e o Governo do Estado vem se demonstrando parceiro no desenvolvimento de projetos que levem conhecimento e profissionalização à população mais carente”, explica.
A execução da obra custou, aproximadamente, R$ 100 mil, a qual terá capacidade para receber no máximo 80 alunos em cada curso ofertado. Dentre os cursos que serão oferecidos estão: administração, informática, corte e costura, culinária, atividades ligadas à beleza, dentre outros.
Implantação do ProJovem Trabalhador na região
Na oportunidade, também foi firmado um convênio entre Governo do Estado e Prefeitura local para a implantação do Programa ProJovem Trabalhador, levando inclusão social para centenas de jovens da região. Para sua execução serão investidos mais de R$ 220 mil. O ProJovem Trabalhador visa preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Podem participar do programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo.