Publicada em 26 de Junho de 2013 �s 15h04
O Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (Cead/UFPI) empossou, nesta quarta-feira (26), seu primeiro diretor e vice-diretor eleitos, Gildásio Guedes Fernandes e Milton Batista da Silva, respectivamente.
A solenidade de posse aconteceu no auditório do Cead/UFPI e contou com as presenças de todos os colaboradores do Cead/UFPI, do reitor da UFPI, José de Arimatéia Dantas, do secretário de Estado da Educação, Átila Lira, e dos coordenadores dos 30 polos de Educação a Distância da UFPI.
No discurso de posse, o diretor Gildásio frisou o compromisso em dar continuidade ao trabalho que já vem sendo feito há 5 anos na Educação a Distância, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).
"Temos recebido total suporte da Seduc na adequação dos polos para que possamos ofertar todos os cursos que já temos autorização. Pretendemos lançar o edital em outubro para realização das provas em dezembro. Esse será o maior vestibular da educação a distância no Brasil e será possível, porque sempre tivemos o apoio do Governo do Estado, nosso principal parceiro, através da Seduc", afirmou Gildásio.
O secretário da Educação, Átila Lira, reafirmou a parceria e revelou que, além dos 30 polos já existentes, 14 novos estão em fase de conclusão para serem entregues à população. "Nossos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) atendem hoje 7 mil alunos e, com a construção de mais esses 14 polos, 12 mil alunos serão beneficiados. É a Educação a Distância fazendo a diferença na formação superior no interior do Estado", disse o secretário.
A primeira eleição do Cead/UFPI aconteceu dia 25 maio de 2013, após o reconhecimento do Centro pelo Ministério da Educação (MEC), fato que representa um momento histórico para o Centro e para a instituição. Gildásio Guedes Fernandes e Milton Batista da Silva foram eleitos com 91,8% dos votos válidos.
Sobre o Cead/UFPI
O Cead/UFPI, fundado em 2006 é o maior Centro de Ensino da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e representa um avanço na educação superior a distância no Piauí, pois conta atualmente com uma estrutura institucional de grande porte. São oferecidos onze cursos de graduação, sendo oito licenciaturas e três bacharelados, além de quatro especializações e um curso de mestrado.
Em 5 de março de 2013, o Cead/UFPI foi reconhecido pelo MEC, conforme a Portaria nº 97, publicada no Diário Oficial da União.
Com o objetivo de ampliar a oferta de cursos na modalidade a distância no Piauí, em maio deste ano, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) autorizou ao Cead/UFPI mais quatro novos cursos de licenciatura e seis de especialização.