Publicada em 04 de Abril de 2016 �s 10h48
Pelo menos cinco pontos de internet gratuita serão instalados no Centro Administrativo do Estado, localizado na Avenida Maranhão, em Teresina, contemplando os prédios das secretarias estaduais da Saúde, Fazenda, Educação e Administração. O projeto é fruto da parceria entre a Agência de Tecnologia da Informação (ATI) e a Secretaria de Estado da Administração e Previdência do Piauí (Seadprev) e tem previsão de entrega para 40 dias.
“Os equipamentos para instalação do w-fi livre no Centro Administrativo já foram adquiridos. A implantação faz parte do projeto de universalização da internet no estado, por meio do programa Piauí Conectado, que já foi inaugurado em duas praças da capital. Outras estão em fase de teste e há estudos encaminhados para que alguns municípios também sejam contemplados com o serviço”, comenta David Amaral, diretor técnico da ATI.
A recepcionista Joeline Lima (29) comenta sobre a expectativa em relação ao projeto. “É uma notícia que causa ansiedade por se tratar de um avanço, de uma inovação que a ATI está trazendo para cá, pois quantas vezes você sai de casa e fica sem acessar a internet, esquece um documento e precisa pedir para alguém trazer. Agora, quem vier ao Centro Administrativo vai poder se conectar e resolver mais rápido suas coisas”, fala a recepcionista.
Segundo David Amaral, somando os cinco pontos de internet, cerca de 1.200 pessoas poderão acessar a rede do Estado ao mesmo tempo na parte externa dos prédios. "O acesso é feito mediante um rápido cadastro, onde o navegador solicita o CPF do usuário, email, nome, telefone e a criação de uma senha. Uma vez cadastrado, o usuário ao chegar a outros locais públicos onde exista uma rede do governo, esse cadastro não será mais necessário", explica o diretor.