Publicada em 28 de Maio de 2014 �s 13h56
“As escolas não podem ser simplesmente quadro, pincel e livro. Elas precisam oferecer esporte, além de tudo isso, para que o aluno tenha a oportunidade de crescer física e mentalmente”, declarou o professor Alberto Machado, gestor da 21ª Gerência Regional de Educação (GRE), durante a abertura dos Jogos Escolares Piauienses 2014 (JEPs), realizada na manhã desta quarta-feira (28), na quadra da Unidade Escolar Professora Maria do Carmo Reverdosa da Cruz.
Realizado anualmente pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), o evento que antes era chamado Jogos das Escolas Públicas Estaduais Piauienses (Jepeps), este ano irá englobar, além da Rede Pública Estadual de Ensino, as redes Municipal, Federal e Particular.
Das 32 escolas jurisdicionadas à 21ª GRE, 24 irão participar dos JEPs, totalizando cerca de 700 alunos. Segundo o supervisor de Educação Física da 21ª GRE, professor Marcos Petrônio, a proposta é que, com essa mudança, aumente o número de participantes.
“As modalidades são incentivadas por programas federais, como o Mais Educação e o Atleta na Escola, e com isso nós percebemos uma maior participação dos alunos em modalidades menos conhecidas e praticadas. Em termo de participação, inclusão e possibilidade de acesso do aluno ao esporte, houve um grande avanço”, afirma Petrônio.
Jeps - porta para realização de um sonho
Atleta da Unidade Escolar Florestan Fernandes, Sandra Maria pratica judô há três anos na escola, através do projeto Mais Educação. “Sempre tive vontade de praticar algum esporte e o judô me chamou a atenção, pois vejo nele a possibilidade de me tornar uma campeã mundial reconhecida no Brasil e no mundo, assim como a Sarah Menezes”, declarou a estudante de apenas 15 anos de idade.
O Governo do Estado irá disponibilizar todo o material desportivo, como bolas e uniforme para todos os alunos participantes da etapa estadual. Para o secretário da Educação, Alano Dourado, "garantir o acesso dos alunos às atividades esportivas e dar todo o suporte necessário são alguns dos focos desta gestão para melhorar ainda mais a qualidade do ensino das escolas da Rede Pública Estadual."
Segundo o coordenador dos Jogos, na Seduc, Manoel Batista, a expectativa é que o número de alunos na etapa nacional aumente. “Sempre temos representantes a nível nacional e esperamos que em 2014 esse número cresça. Nosso handebol masculino e feminino já é destaque não só nacional, mas também internacional e torcemos para que as outras modalidades também tenham um bom desempenho”.