Publicada em 26 de Maio de 2015 �s 17h40
O coordenador Estadual de Enfretamento às Drogas (CENDrogas), Sâmio Falcão, esteve em audiência com o governador Wellington Dias, nesta terça-feira (26), no Palácio de Karnak. Na oportunidade, foram tratados assuntos referentes à política sobre drogas no Estado e apresentadas às ações que estão sendo executadas nas áreas de prevenção, tratamento e reinserção social.
De acordo com Sâmio Falcão a CENDrogas, tem articulado com órgãos e entidades alternativas para promover conhecimento das Políticas Sobre Drogas, entre as ações esta sendo organizado a Semana Estadual Sobre Drogas do Estado do Piauí que vai ocorrer de 22 a 26 de junho. “Estamos finalizando programação, mas adianto que vai envolver as secretarias de Segurança, Saúde, Assistência Social, comissões, entidades e a academia. Dentre as ações, vai haver o lançamento do Curso de Noções Básicas de Prevenção ao uso de Drogas, nos dias 26 e 27 de junho no município de Demerval Lobão, voltado para assistentes sociais, psicólogos, educadores e todas as pessoas que estejam ligadas à área para que possam ser multiplicadores”, disse.
O Curso de Noções Básicas de Prevenção deve acontecer inicialmente nos municípios que formam a grande Teresina, mas a perspectiva é que atinja todos os municípios. O treinamento será gratuito com certificado de 16h.
Sâmio falou sobre a preocupação de levar a CENDrogas a todas as cidades piauienses e de aproximar o órgão da população. Para tanto, está sendo montado uma caravana em parceria com a Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas, Proerd, Secretaria de Segurança e os municípios. Nesta quarta-feira (27), o grupo estará visitando Miguel Alves.
“Solicitamos uma parceria com a Secretaria Nacional de Politica Sobre Drogas (Senad) uma van para levarmos a CENDrogas Intinerante. Enquanto este pedido está em tramitação, o governador se prontificou com um carro para ficar à disposição desta iniciativa”, relatou o coordenador.
De acordo com Sâmio, está sendo articulado um termo de cooperação junto à Senad para a criação de um Fundo Antidrogas, para levar a leilão público os bens apreendidos do tráfico, gerando recurso para que possa ser aplicado nas Politicas Sobre Drogas.