Publicada em 01 de Outubro de 2013 �s 14h54
Ações solidárias e várias práticas voltadas para a melhoria da qualidade de vida são a base das atividades do CemtiSaúde 2013. Em sua 5ª edição, realizada nesta terça-feira (1º), o projeto desenvolvido pelos alunos do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral - Cemti João Henrique de Almeida Sousa trabalha questões que envolvem as fases do envelhecimento humano de forma ativa.
Com o slogan "Viver bem, até mais que 100", os 321 estudantes atendidos na escola integral exteriorizam todo o conhecimento adquirido com as pesquisas realizadas acerca do assunto. Para isso, todos os espaços do Cemti ganharam uma decoração especial que remete a um universo em torno da saúde e do funcionamento do organismo humano.
De acordo com Deusenira Santos, professora de Educação Física, o projeto vem se fortalecendo a cada ano e a escola tem buscado estimular novas experiências pedagógicas com a realização de atividades práticas de ensino. Sobre o CemtiSaúde, ela diz ser uma grande oportunidade de integrar toda a comunidade escolar e ofertar conhecimento.
"Um dos pontos mais importantes desse projeto é incentivar o conhecimento. Nossos alunos foram a campo buscar informações em várias fontes de pesquisa e agora eles estão expondo tudo o que puderam colher. Atividades como essas são importantes por fugirem da rotina da sala de aula e oferecem formas mais prazerosas para o processo de ensino e aprendizagem", destaca a professora.
No CemtiSaúde acontecem, ao mesmo tempo, palestras, apresentações de vídeos, desfiles e exposição de trabalhos. Além do pátio, oito salas estão decoradas com um subtema específico e realizando trabalhos a todo o momento. Essas atividades têm despertado o interesse da comunidade do bairro Morada Nova, onde a escola fica localizada, que sempre comparece em peso para prestigiar e conhecer mais sobre a iniciativa.
Dona Maria Taís, de 55 anos, diz que ficou encantada com os trabalhos que viu na escola. "Está tudo muito bom. Os alunos estão bem preparados e pude aprender muita coisa aqui. Está muito bonito", disse.
Para o jovem Rafael Lopes, estudante do 3º ano, o CemtiSaúde serve de apoio para sua preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele explica que a pesquisa sobre o tema escolhido contribui para fixar melhor o que tem visto em sala de aula.
"Esse tema é atual e isso fortalece nossos estudos para o Enem. O Cemti sempre nos estimula e nos faz sair do ambiente da sala de aula para termos contato com novas experiências e formas de aprender", ressalta o aluno, que chegou a participar do Parlamento Jovem Brasileiro em 2012.
Ensino Médio de cara nova
Um dos programas executados pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), que vem mudando a realidade de alunos em todo o Piauí é o Ensino Médio Inovador/Jovem de Futuro (ProEmi/JF). Através de currículos mais atrativos, o programa vem sendo bem aceito em todas as escolas onde foi implantado.
No Cemti João Henrique, o ProEmi é considerado um dos grandes motivadores para a realização de atividades extracurriculares que promovem integração, inclusão e elevam o rendimento dos alunos.
A gerente de Ensino Médio da Seduc, Marcoelis Pessoa, explica que o objetivo central do programa é tornar a escola mais dinâmica, o que tem acontecido no centro de ensino. Ela participou das atividades do CemtiSaúde e frisou que a escola está sabendo aproveitar o ProEmi da forma correta.
"O programa traz essa realidade para a escola. São diálogos diferentes do convencional e que vêm dando muito certo. Aqui no Cemti João Henrique estamos vendo um momento ímpar, pois é a prova que o ProEmi vem dando certo", concluiu Marcoelis.