Publicada em 11 de Março de 2014 �s 12h09
Os alunos do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) João Henrique de Almeida Sousa participaram de uma capacitação, na manhã desta terça-feira (11), sobre o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Ao todo, 50 estudantes de 2º e 3º anos estiveram reunidos para ouvir as orientações dadas pelo professor Nelson Matos, diretor do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que explicou como elaborar os projetos de lei.
Durante o encontro, o diretor Gideão Machado destacou que a escola já possui um histórico de conquistas no Programa. Em 2012, o Cemti conquistou o título de melhor projeto do Estado. Já em 2013, os alunos foram conseguiram ir mais além e conseguiram a melhor nota do Brasil no PJB. “A nossa escola se sente prestigiada em participar do Programa, pois ele ajuda na formação da cidadania dos nossos alunos”, frisa.
Através da motivação recebida no Cemti, os estudantes Rafael Lopes e Milena Santilla já tiveram a oportunidade de participar do Parlamento e conhecer de perto o dia a dia na Câmara dos Deputados, em Brasília. Lá, eles puderam participar das sessões para defender seus projetos.
Vitória Naelle, 2º ano, participou da Formação e contou da vontade de viver a experiência do Parlamento Jovem Brasileiro. “Eu já conhecia o Programa e os alunos que já participaram. Hoje, estamos tendo o primeiro contato para tirarmos dúvidas sobre a elaboração do projeto. Eu gostaria bastante de também conseguir chegar lá”, concluiu.
O Piauí já teve 10 alunos na bancada estadual do parlamento e 2 atuando como deputados jovens. As inscrições para a edição 2014 do PJB vão de 17 de março a 23 de maio.
Para mais informações sobre o PJB 2014, acesse !