Publicada em 24 de Dezembro de 2014 �s 10h34
O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) finaliza o ano de 2014 com 128.657 atendimentos realizados, contabilizados de janeiro a novembro. A Oficina Ortopédica e o Ceir Móvel contabilizam o número de atendimentos, juntos, em 11.164. Já, o Centro de Diagnóstico contabiliza a marca de 25.910 em exames e atendimentos realizados.
Neste ano, o Ceir completou 6 anos de funcionamento atingindo a marca de 584 mil atendimentos realizados desde a sua inauguração.
Com o trabalho de uma equipe multiprofissional e o oferecimento de vários serviços, a exemplo de arte-terapia, assistência social, psicologia e reabilitação desportiva, o Ceir se consolida, a cada ano, como uma referência nacional e contribui para a saúde de milhares de pessoas com deficiência física e motora, de Norte a Sul do Piauí.
Serviço Itinerante
Desenvolvido com o apoio do Governo do Estado e das prefeituras municipais, o projeto Ceir Móvel faz um trabalho itinerante e gratuito nas cidades do Piauí.
Prestando atendimento a quem precisa de algum meio auxiliar de locomoção, a equipe do projeto tira medidas dos pacientes que precisam de produtos como cadeiras de rodas, muletas, órteses, próteses, bengalas, cadeiras de banho, coletes e calçados especiais para diabéticos. Os equipamentos são fabricados sob medida, em Teresina, na Oficina Ortopédica do Ceir, e entregues posteriormente na cidade onde foi realizado o atendimento.
Trabalho de excelência
As ações do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) em prol das pessoas com deficiência no Piauí foram destaques durante a III Semana Científica de Serviço Social do Hospital Getúlio Vargas (HGV).
Em visita ao Ceir, a assessora da Secretaria Nacional de Relações Político-Sociais da Presidência da República, Miriam Barreto, conheceu e parabenizou o trabalho realizado pelo Centro.
Neste ano, o Ceir recebeu certificação do Ministério da Saúde pela qualidade dos serviços oferecidos. Além disso, o órgão aprovou o projeto que qualifica ao Centro a oferta de atendimento àqueles que têm problemas auditivos e intelectuais, além das deficiências física e motora que já são contempladas com os serviços de reabilitação.
A Semana de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho foram uma das realizações do Centro em 2014. Um ano de conquista para os pacientes da Musicoterapia, frente à banda Tocando em Frente, que gravaram seu primeiro CD, e para os pacientes cadeirantes, com a aquisição pelo Ceir da primeira balança para usuários de cadeira de rodas do Piauí.