Publicada em 15 de Agosto de 2013 �s 16h18
O tratamento multiprofissional, aliado a modernas instalações e aos serviços de fabricação e dispensação de equipamentos ortopédicos, tem feito do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) um dos melhores centros de reabilitação do Brasil. Durante cinco anos de fundação, o Ceir já realizou 467.570 atendimentos entre consultas, terapias, exames e dispensação de produtos ortopédicos. Apenas no primeiro semestre deste ano foram realizados cerca de 76 mil atendimentos.
Já o projeto Ceir Móvel, trabalho itinerante de distribuição de meios auxiliares de locomoção, já entregou cerca de 20 mil equipamentos ortopédicos para pessoas com deficiência nos municípios piauienses. Dentre os produtos ortopédicos entregues por todo o Piauí estão próteses, órteses, calçados, muletas e cadeiras de rodas, que são fabricados na oficina do Centro Integrado de Reabilitação e são entregues de forma gratuita à população.
“Temos a determinação de fazer o Ceir cada vez melhor, e estamos levando adiante esse compromisso, oferecendo serviços públicos de qualidade para a população piauiense. O Piauí é hoje o Estado que mais cresce e quando o assunto é a implantação de políticas públicas para acessibilidade ganhamos destaque nacional. Somos o quinto estado que mais aplica recursos em ações que beneficiem as pessoas com deficiência”, ressalta o governador Wilson Martins.
Com o apoio do Governo do Estado, uma equipe segue para vários municípios polos, onde retiram os moldes para fabricação dos equipamentos ortopédicos. O retorno para entrega dos produtos acontece entre 50 a 60 dias após o primeiro atendimento. Raquel Brito, coordenadora do Ceir Móvel, explica que os produtos ortopédicos solicitados são fabricados em Teresina, na Oficina Ortopédica do Ceir. Todo o atendimento é gratuito para a população e custeado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com o apoio do Governo do Estado.
Além da Oficina, o Ceir também conta com o Centro de Diagnóstico, unidade que dispõe de equipamentos de última geração e está credenciado pelo SUS para realizar exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética, audiológicos, cardiológicos, radiografia, ultrassonografia, neurológicos, pneumológicos, urológicos, laboratoriais dentre outros. Só em 2013, o Centro de Diagnóstico já atendeu mais de três mil pacientes.
“O Ceir conta com vários serviços onde o usuário é atendido em sua plenitude. Encontraremos só outras três instituições que oferecem serviços já alcançados pelo Ceir, em âmbito nacional, como é caso do Sarah (Kubitschek), o Crer (Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo) e a AACD Central, já que nem as demais unidades da AACD oferecem, por exemplo, alguns dos serviços que nós oferecemos, como a dispensação ortopédica. E só dois Centros no Brasil também possuem Centro de Diagnóstico”, explica o superintendente executivo do Ceir, Francisco Alencar.
Amigos do Ceir
Cerca de 50 pessoas trabalham voluntariamente no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir). Conhecidos como amigos do Ceir, voluntários de diversas áreas e idades contribuem com o funcionamento do Centro, através do voluntariado assistencial, onde se dedicam ao serviço nas diversas atividades.
"Os voluntários colaboram e incentivam todas as atividades do Ceir. Nas festividades, eles sempre estão presentes e são eles que organizam, divulgam e participam do nosso Bazar”, destaca Nazaré Bezerra, supervisora do setor de Voluntariado do Ceir. Para concorrer a uma vaga de voluntário no Ceir preencha a ficha de inscrição disponível no site www.ceir.org.br ou entre em contato com o Setor de Voluntariado pelo telefone (86) 3198 1500.
Aumento do repasse e atendimento incluído no Iapep
O governador Wilson Martins determinou o aumento nos repasses para o Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), que receberá R$410 mil por mês. Outra decisão de Wilson que vai incrementar as receitas do Ceir é o credenciamento da clínica pelo Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep). A partir de agora, os segurados do instituto de previdência do Estado poderão utilizar, por exemplo, os serviços do setor de diagnóstico por imagem do Ceir, que conta com modernos equipamentos para ressonância magnética e tomografia computadorizada.