Publicada em 21 de Outubro de 2014 �s 16h24
O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) e a Associação Reabilitar promovem, de 24 a 31 deste mês, a Semana de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), por meio do projeto Pense Bem AVC.
Este ano, a campanha, de abrangência mundial, tem como tema “Eu sou mulher: o AVC me afeta” e busca chamar atenção para o fato de o índice de Acidente Vascular Cerebral ser maior em mulheres.
De acordo com dados da Rede Brasil AVC e da Organização Mundial de AVC, 6 em cada 10 mortes por Acidente Vascular Cerebral ocorrem em mulheres.
O AVC é a principal causa de mortes no Brasil. A cada 5 minutos, um brasileiro morre em decorrência do problema, cerca de 100 mil mortes por ano. Homes, mulheres e inclusive crianças são afetados.
No Piauí, segundo pesquisa DATASUS, mais de 2.200 mortes ocorreram em 2011 por doenças cerebrovasculares, o que representa 12% dos óbitos no Estado – que ocupa o 2º lugar em maior percentual de mortes por AVC no país, proporcionalmente à população.
O projeto Pense Bem AVC é realizado há 7 anos e visa alertar a população sobre prevenção e tratar sobre reabilitação do derrame cerebral, como é popularmente conhecido, por meio de palestras em escolas, empresas e comunidades.
“Buscamos conscientizar a população para a prevenção, os riscos e problemas causados pelo AVC, que traz consequências drásticas ao nosso principal capital, que é a saúde”, enfatiza o neurocirurgião e presidente voluntário da Associação Reabilitar, Benjamin Pessoa Vale.
O AVC é uma das principais causas de mortes no mundo e ocorre devido ao entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando paralisia na área cerebral atingida.
O problema é causado pela complicação de doenças sistêmicas, como diabetes, colesterol, hipertensão, depressão, obesidade, dentre outras.
Os sintomas mais comuns do AVC são perda de força muscular de um lado do corpo, alteração na fala, sensação de formigamento no braço, fortes dores de cabeça, tontura, náusea e vômito.
Programação da Semana de Combate ao AVC em Teresina
Sexta-feira (24)
8h – Abertura: Apresentação teatral sobre acidente vascular cerebral, exibição de slides sobre o tema, distribuição de folders educativos, aferição de PA, medida do peso, altura e cintura e cálculo do IMC. Local: Posto de Saúde do bairro Poti Velho.
15h30 – Aula sobre acidente vascular cerebral para os alunos e/ou funcionários da instituição, distribuição de folders educativos. Local: IFPI.
Segunda (27)
9h – Aula sobre acidente vascular cerebral para idosos que frequentam o centro, distribuição de folders educativos. Local: Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI)
15h – Aula sobre acidente vascular cerebral para os alunos da escola, distribuição de folders educativos. Local: Unidade Escolar Pequena Rubim.
Terça (28)
8h30 – Distribuição de folders educativos, aferição de PA, medida do peso, altura e cintura e cálculo do IMC. Local: Shopping da Cidade.
15h – Aula sobre acidente vascular cerebral para pacientes e/ou funcionários da instituição, distribuição de folders educativos. Local: Maternidade Dona Evangelina Rosa.
Quarta (29) – Dia Mundial de Combate ao AVC
8h – Distribuição de folders educativos, aferição de PA, medida do peso, altura e cintura e cálculo do IMC. Local: CEAPI.
Quinta (30)
9h – Abertura da Semana Nacional de Combate ao AVC, aula sobre acidente vascular cerebral, distribuição de folders educativos. Local: FIEPI.
15h – Aula sobre acidente vascular cerebral para pacientes e/ou funcionários da instituição, distribuição de folders educativos. Local: Posto de Saúde do bairro Dirceu I.
Sexta (31)
8h20 – Aula sobre acidente vascular cerebral, distribuição de folders educativos, aferição de PA. Local: SESC Ilhotas.
17h – Distribuição de folders educativos, aferição de PA, medida do peso, altura e cintura e cálculo do IMC, apresentação de pacientes do CEIR (musicoterapia, capoeira), exposição de quadros produzidos por pacientes em reabilitação. Local: Potycabana.