Publicada em 24 de Março de 2015 �s 16h07
O programa Mesa Voluntária, que combate a fome e o desperdício de alimentos na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi), firmou um convênio com o programa Mesa Brasil, desenvolvido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). A parceria foi estabelecida na manhã desta terça-feira (24), durante reunião na diretoria de programas e projetos especiais da central piauiense.
Gerentes, coordenadores e técnicos da Ceapi que atuam no programa Mesa Voluntária estiveram na reunião que contou com participação de funcionários do programa Mesa Brasil que atuam no Piauí e do nutricionista coordenador nacional do Mesa Brasil Sesc, René Lopo Neto.
“O Mesa Brasil é o maior programa privado de recolhimento e distribuição de alimentos; tem como foco o combate à fome no país, através de ações que envolvem o empresariado e o voluntariado. Além disso, o projeto desenvolve atividades educativas visando à segurança alimentar e nutricional. Queremos estabelecer esta parceria com a Ceapi e, consequentemente, atingir um público alvo ainda maior. Será uma parceria uma positiva", disse René Lopo Neto.
Foi definido durante a reunião que alguns técnicos do Mesa Brasil vão realizar capacitações com funcionários da Ceapi e entidades para orientá-las sobre a melhor maneira de manusear, guardar e aproveitar os alimentos doados. “O objetivo é estruturar e aperfeiçoar o Mesa Voluntária para que ele esteja de acordo com o padrão de qualidade que vem sendo estabelecido na Ceapi; com a capacitação, os representantes de cada entidade atendida pelo programa vão saber lidar melhor com os alimentos”, destaca o gerente de programas e projetos da Ceapi, Sérgio de Santana Alencar.
Além dos treinamentos, o Mesa Brasil vai auxiliar no transporte das frutas, verduras e legumes doados às entidades ligadas ao Mesa Voluntária. Para Clerio Dias de Andrade, coordenador do programa Mesa Voluntária, “o convênio vai dar mais dinamicidade ao trabalho desenvolvido pelo Mesa Voluntária da Ceapi. E com os cursos, as instituições saberão lidar de maneira correta com os alimentos,aproveitando melhor aquilo que é doado”, pontua.
Mesa Brasil Sesc Criado pelo Sesc Nacional em 2003 e atualmente funcionando em todos os estados do país, o Mesa Brasil Sesc é o maior programa privado de recolhimento e distribuição de alimentos. Tem como foco o combate à fome no país, através de ações que envolvem o empresariado e o voluntariado. Além disso, o projeto desenvolve atividades educativas visando à segurança alimentar e nutricional.
Mesa Voluntária É um programa de distribuição de alimentos para entidades beneficentes de Teresina que foi criado em 2003. Uma equipe da Ceapi arrecada frutas , verduras e legumes doados pelos permissionários. São produtos bons para o consumo. Eles são recolhidos nos boxes e nas bancas, selecionados na sede do programa e repassados para entidades cadastradas no órgão. Por mês, são doadas cerca de 4.000 quilos de alimentos.