Reconhecer o trabalho dos profissionais de comunicação que possibilitam a promoção de aspectos relacionados ao contexto histórico, cultural e econômico do Piauí é o grande intuito do Prêmio Piauí de Reportagem lançado, nesta terça-feira (10), pelo coordenador de Comunicação Social do Piauí, Fenelon Rocha, no novo prédio da CCom, localizado ao lado do Palácio de Karnak.
Em sua segunda edição, o Prêmio irá prestigiar reportagens de meios impressos, TV, rádio e internet, além de fotografia e o melhor trabalho de humor. Ao todo, serão distribuídos R$ 26 mil em prêmios.
“Esse Prêmio é uma forma de reconhecer as boas práticas jornalísticas, o talento dos nossos profissionais e promover o nosso Estado, que tem muita coisa boa para ser mostrado”, explicou Fenelon Rocha.
As faces da piauiensidade e Os novos caminhos do desenvolvimento são as temáticas do Prêmio Piauí de Reportagem. “A primeira temática abrange os aspectos culturais do Piauí e, a segunda as transformações que o Estado vive, alcançando novos horizontes na economia e no desenvolvimento”, pontuou o coordenador.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas, José Olímpio Leite de Castro, esteve presente na solenidade e destacou a importância de iniciativas como essa. “Esta é uma ótima oportunidade de retomar à produção de grandes reportagens jornalísticas em nosso Estado. Como o Fenelon ressaltou, este concurso é um ótimo meio de mostrarmos as potencialidade e belezas do Piauí e o grande potencial dos nossos profissionais”, disse.
Serão premiadas com R$ 2 mil, as quatro (impresso, rádio, TV ou internet) melhores reportagens de cada temática, a melhor fotografia ou série fotográfica e o melhor trabalho de humor. Também será atribuído o Grande Prêmio Jornalista Carlos Castello Branco ao melhor trabalho, entre todos os vencedores dos prêmios temáticos e especiais. “Este Grande Prêmio Jornalista Carlos Castello Branco é uma maneira de homenagear o brilhante jornalista que esse piauiense foi durante o século XX e o legado que ele deixou”, enfatizou Fenelon Rocha.
O vencedor da categoria melhor fotografia do Prêmio Piauí de Reportagem 2011, Thiago Amaral, à época vinculado ao Portal Cidadeverde.com, incentivou a participação dos profissionais piauienses nesta edição. “Temos muitas coisas belas que ainda são desconhecidas por muita gente do nosso Estado e fora dele. O concurso é um bom momento de revelar isso. A minha fotografia campeã da edição passada foi feita na Procissão do Fogaréu em Oeiras, uma linda manifestação cultural. E o Piauí tem mais belezas que devem ser mostradas e nossos profissionais devem aproveitar isso”, disse.
Podem participar do Prêmio, jornalistas que atuem em veículos impressos, rádio, TV ou internet com sede no Piauí e não tenham vínculo direto com o Governo do Estado, prestando assessoria na área de comunicação.
Os trabalhos jornalísticos, publicados entre 20 de outubro de 2011 e 21 de outubro de 2012, deverão ser enviados à CCom no período de 1º a 22 de outubro de 2012.
A divulgação dos resultados do julgamento do Prêmio Piauí de Reportagem será realizada no dia 29 de outubro de 2012, integrando as comemorações pelo Dia do Piauí.