Um casamento coletivo gay reuniu cerca de 300 pessoas, na noite deste sábado, no salão nobre da Faculdade de Direito da USP, no largo São Francisco, centro de São Paulo.
Dez casais homossexuais --seis casais de homens e quatro de mulheres-- oficializaram a união diante de um reverendo e de uma tabeliã. O evento foi promovido pela Igreja da Comunidade Metropolitana, que é evangélica.
Os noivos entraram com a Marcha Nupcial e a cerimônia terminou com "Over the Rainbow".
Responsável pela equipe de som, Arley Souza, 32, diz que a sua empresa foi a terceira a ser consultada para fazer o evento --as duas anteriores recusaram o serviço. "Preconceito", disse.
A empresa de Souza, a Cerimonial Ágape, disse não ter cobrado nada pelo evento.
PARADA GAY
A partir de meio-dia deste domingo (26), acontece a 15ª edição da Parada do Orgulho GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros), com concentração em frente ao Masp, na avenida Paulista. É esperada uma multidão de 3 milhões de pessoas no evento.
O tema deste ano é "Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia" e aborda questões religiosas. A Polícia Militar vai reforçar o policiamento em relação ao ano passado --foram 800 PMs atuando na edição de 2010; serão 1.500 neste ano.
A marcha parte da avenida Paulista, passa pela rua da Consolação e se encerra na praça Roosevelt. O evento está marcada para começar às 12h, em frente ao Masp. O término está previsto para as 19h.
Entre 10h e 11h30 a avenida Paulista será interditada nos dois sentidos, no trecho entre a alameda Joaquim Eugênio de Lima e a rua Peixoto Gomide. A partir das 11h30 será interditado o trecho entre a Peixoto Gomide e rua da Consolação.
Já a partir das 12h a Consolação será interditada nos dois sentidos, entre as avenidas Paulista e Ipiranga. A pista da esquerda, no sentido centro, será interditada também entre as avenidas Ipiranga e São Luís.
A rua Rego Freitas também será interditada, entre a Consolação e a rua Major Sertório, e a avenida Ipiranga, entre a Consolação e a avenida São Luís.