A casa em que um dos quartos desabou com uma família dentro foi totalmente demolida por trabalhadores da Prefeitura de Teresina durante a tarde desta terça-feira (11). De acordo com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Centro Norte, o local passará por um estudo de risco e deve receber obras de urbanização.
De acordo com dados técnicos da SDU Centro Norte, a casa número 620 da rua São José, localizada na Vila Cristalina, Zona Norte de Teresina, foi construída de forma irregular em cima de uma galeria. Por conta disso, o solo da casa sofreu erosão e a cratera se abriu dentro de um dos quartos do imóvel.
O técnico de edificações da SDU Centro Norte, Josemilton de Sousa, disse que o terreno onde a casa e a área no entorno do grotão da Vila Cristalina passarão por um estudo de risco, para que se avalie a situação física das construções e o risco que os moradores correm.
Além do estudo, a SDU informou que pretende realizar obras de urbanização no terreno, para evitar novas construções no mesmo local. “A gente está vendo uma forma de urbanizar essa área, para proteger as casas, os moradores. Seria bom se ele saíssem, mas a urbanização pode reduzir esses riscos”, disse Josemilton de Sousa.
Desde o início das chuvas na capital, 20 famílias foram notificadas e seis foram removidas de suas casas devido ao risco de desabamento, por estarem localizadas em áreas de risco. A Defesa Civil Municipal de Teresina, responsável pelas notificações e remoções, informou que as famílias que já deixaram suas casas estavam em risco de desabamento mais iminente.
Para família de Fernanda Lima, que morava no imóvel, é hora de procurar um novo lugar para morar. A dona de casa disse que ainda não sabem para onde irão depois da demolição, mas garante que não pretendem insistir em construir na região.
“Agora é recomeçar de novo. Aqui não dá mais, nem que me dessem”, disse. Fernanda, o marido e três filhos ficaram feridos com o acidente. Uma das crianças, um menino de seis anos, sofreu traumatismo craniano.