Publicada em 07 de Abril de 2013 �s 19h54
A Caravana da Juventude Quilombola encerrou suas atividades na cidade de Oeiras na manhã deste domingo (7). O evento, realizado em parceria entre a Coordenadoria Estadual da Juventude, Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania, SASC, a Prefeitura Municipal de Oeiras e o Grupo Cultural Coisa de Nêgo, iniciou na última sexta-feira (5) e mobilizou cerca de 3 mil pessoas que participaram de oficinas de dança, percussão, vestuário, serigrafia e o público que assistiu às apresentações culturais na Praça da Matriz.
De acordo com Gilvano Quadros, da Sasc, o evento atendeu as expectativas dos organizadores e promoveu a reunião de grupos quilombolas da região, revelando talentos que precisavam ser despertados. “É gratificante ver que todas essas pessoas, tanto os que participaram das oficinas, palestras, quanto a própria população que veio prestigiar o evento saíram com outra ideia acerca dos valores negros. Tivemos pessoas emocionadas em se verem tão belas, resultado do que aprenderam na oficina e também do que ouviram sobre seus próprios valores”, descreve.
Para o coordenador estadual da Juventude, Plínio Dumont, a Caravana cumpriu seu objetivo que foi melhorar a autoestima da população quilombola, e foi mais além: trouxe para a zona urbana a cultura e costumes que geralmente só são encontrados nos próprios quilombos. “É proposital e importante pra nós que esses eventos sejam realizados nas cidades, primeiro por que oferece uma melhor estrutura, mas principalmente para mostrar à população as manifestações culturais que sobrevivem nos quilombos. Essa mistura e socialização do conhecimento cultural é fundamental para o fortalecimento e respeito dos valores que temos”, avalia. Durante a solenidade de encerramento os alunos que participaram das oficinas apresentaram camisetas pintadas, prática de percussão e realizaram um desfile com figurinos desenvolvidos por eles mesmos durante as aulas. Cerca de 300 pessoas participaram diretamente do evento, inseridas nas oficinas e todas receberam os certificados.