Publicada em 16 de Outubro de 2013 �s 13h27
O Governo do Estado do Piauí, visando atender a meta do convênio junto ao Governo Federal, via Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), através da Unidade Técnica do Crédito Fundiário (UTE), está concluindo, nesta quarta-feira (16), a Capacitação Técnica, realizada em Monsenhor Gil, que envolve parceiros e técnicos que elaboram, executam e fornecem assessoramento técnico aos projetos do Crédito Fundiário tanto da Linha CAF como da linha CPR.
O evento que teve abertura na terça-feira (15) tem autoridades locais marcando presença como o prefeito Professor Pila e seu secretariado, representantes da Fetag, representantes da delegacia do MDA, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Brasília (DF), do Instituto Aliança, com sede em Salvador, além de representantes do STR, empresas parceiras, instituições financeiras, entre outros.
O encontro teve o coordenador da UTE, Rui Cipriano de Araújo, representando a SDR. “O secretário Rubem Martins gostaria muito de estar presente, porém, ele tinha compromissos já previamente agendados e não pôde comparecer. O evento está sendo possível graças ao empenho do secretário, que por conhecer muito bem o segmento, já que é engenheiro agrônomo e tem origem interiorana, bancou com custeios próprios da SDR o complemento necessário, já que os valores estavam defasados”, disse o coordenador.
No evento, foram discutidos temas de grande repercussão como as chamadas públicas de Ater, o assessoramento técnico, contratos de Ater e prestações de contas no âmbito do Crédito Fundiário. Na pauta desta quarta-feira ainda serão discutidas o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) para o Crédito Fundiário, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e políticas públicas que venham contribuir para melhoria das condições de vida do assentado da reforma agrária.
O encontro que previa a participação de 30 pessoas, ultrapassou todas as expectativas e tem participantes de Uruçuí, Pio IX e Piracuruca, acompanhados de técnicos, somando em torno de 60 participantes advindos de várias regiões do Estado.