Candidatos piauienses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 avaliaram o nível de dificuldade da segunda prova, realizado neste domingo (11), como médio. Ao G1, eles comentaram sobre as questões que acharam mais fáceis e difíceis.
"Para mim as questões mais fáceis foram aquelas que envolveram análise combinatória. Especificamente uma que envolvia o número de carros e caminhões em uma exposição", comentou João Victor, 16 anos, que fez prova na Universidade Estadual do Piauí, na Zona Norte de Teresina.
Já para Matheus Carriele, 22 anos, a questão sobre Minecraft, da prova de matemática, foi a mais fácil da prova. “Foi a disciplina mais fácil”, afirmou o estudante que fez o Enem pela terceira vez e pretende cursar educação física.
A adolescente Joyce Oliveira, 17 anos, achou a prova boa, mas disse que preferiu a primeira. Ela pretente cursar direito e teve mais dificuldade em matemática. “A questão que me matou foi a da menina que ficava subindo e descendo do elevador”, explicou.
“Não sei o tamanho do prédio, quantos andares tinha, mas se eu fosse a mãe daquela menina eu juro que eu chamava a atenção dela. Sinceramente, porque não tem necessidade de ficar subindo e descendo de elevador não", brincou a estudante”.
O amigo de Joyce, que fez prova no mesmo lugar que ela, teve dificuldade na mesma questão. "Não sei se era o prédio que estava aumentando mais andares, ou se estava diminuindo, não entendi nada", comentou Wellington Costa, 18 anos. Ele quer cursar educação física.
Resolução das questões
O G1 trará ainda a resolução das 90 questões de domingo preparadas pelos professores do COC. O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo MEC em 14 de novembro.
TERESINA
UESPI