Cinco candidatos que disputam as eleições para governador do Piauí participaram na tarde desta terça-feira (18), em Teresina, de um debate promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no estado. O encontro foi dividido em cinco blocos e os candidatos puderam apresentar propostas e explanar seus projetos sobre temas de cidadania e responder a perguntas de jornalistas.
Foram convidados para participar do debate da OAB-PI os candidatos de partidos com representatividade no Congresso Nacional: Valter Alencar (PSC), Wellington Dias (PT), Fábio Sérvio (PSL), Dr. Pessoa (Solidariedade), Luciano Nunes (PSDB), Professora Sueli (PSOL) e Elmano Férrer (Podemos).
Os candidatos do PT, Wellington Dias, e do Solidariedade, Dr. Pessoa, não participaram do debate. De acordo com a OAB, as assessorias dos candidatos não confirmaram a participação deles devido à incompatibilidade nas agendas dos mesmos.
No primeiro bloco, os cinco candidatos participantes fizeram suas apresentações. Em seguida, apresentaram seus projetos sobre temas de cidadania, como proteção a mulher, população LGBTI, educação, população negra, cultura, pessoas com deficiência, meio ambiente, criança e adolescente, pessoa idosa, saúde, esporte e lazer, emprego e renda, mobilidade urbana, moradia, políticas sobre drogas, segurança pública, sistema penitenciário e pessoas em situação de rua.
No terceiro bloco, os candidatos responderam a perguntas dos jornalistas dos veículos de comunicação credenciados pela OAB-PI. No quarto bloco cada candidato fez uma pergunta para o seu opositor, com tema livre e direito à réplica e tréplica. O último bloco foi para as considerações finais.
Considerações finais
Valter Alencar (PSC): "Sou Valter Alencar, advogado, portanto defendo pessoas todos os dias na minha luta, na minha labuta, exatamente porque esse é o dever do bom advogado, do advogado justo. Como empresário gero emprego, portanto tenho experiência e sei que o emprego liberta, dá dignidade. Como juiz que fui sei aplicar a lei em um estado desgovernado por gestores irresponsáveis, que não tem compromisso com o seu recurso público e apenas com um projeto de governo criminoso de atos de improbidade que a toda hora insultam ao cidadão, insultam as instituições que devem ter força para apurar e mudar isso. Irei ter uma máquina diferente de tudo que vimos. Terei apenas onze secretárias por uma administração planejada. Terei gestores, técnicos e por isso fiz um compromisso no cartório que deputado vai ser empregado do povo e vai estar na assembleia representando o povo na câmara. Minha prioridade é o emprego, dando oportunidade de trabalho, com gestão e com minha experiência. Terei uma saúde organizada valorizando o servidor, viabilizando hospitais, atendimento e infraestrutura modernizada. Uma educação que nos libertará, trará conhecimento do jovem a terceira idade, irei promover com eles a multiplicação da educação. Quero levar o Piauí à esperança, à transparência e com muita obstinação faremos isso. Valter Alencar, vote 20".
Fábio Sérvio (PSL): "Nós precisamos tratar de liberdade muito mais do que política. Tratar de família muito mais do que tratar de política. Tratar de seriedade e honestidade muito mais do que tratar de política. Talvez para algumas pessoas pareça algo tão distante, talvez até piegas, mas está fazendo tanta falta isso no cotidiano nosso, nas nossas instituições e nos nossos governos. Não adianta virmos com propostas das melhores, não adianta a gente se posicionar da maneira mais correta possível se continuar acontecendo no Piauí à compra de votos como acontece há muito tempo. Eu faço um clamor às instituições. Nesse exato momento em todas as regiões do Piauí está acontecendo à compra de votos. As pessoas estão vendendo a sua liberdade, o seu futuro, e as consequências nós já conhecemos. Elas estão aí, a corrupção, a falta da saúde pública, educação e prestação de serviço. Precisamos nos unir para combater a compra de votos nesse estado. Que a gente faça uma frente pelo Piauí de bem, por uma mudança e que vença o melhor sem a compra de voto".
Luciano Nunes (PSDB): "Sou piauiense, filho de Teresina com raízes no interior do estado com muito orgulho. Conheço cada região do estado, conheço suas dificuldades, seus anseios, conheço a angustia do povo do nosso estado que clama por oportunidade. Por uma mudança de postura política e administrativa. Temos que mudar essa nossa realidade. Estamos aqui para pregar essa transformação, fazer uma gestão moderna, fazer uma gestão eficiente. Levar educação de qualidade, valorizando os professores, levar saúde para todas as regiões do estado, fazendo as parcerias com os municípios, mas também reestruturando os hospitais regionais. Construindo quatro hospitais de urgência no interior para desafogar nossa capital, reestruturando a segurança pública do estado do Piauí, fazendo concurso para recompor o efetivo da Polícia Militar, Civil e dos Bombeiros, mas também resgando o ronda cidadão e investindo em inteligência. Estimular o desenvolvimento baixando impostos e a carga tributária para gerar oportunidade, trazer empresas, gerando emprego para nosso povo, quero representar essa vontade de mudar, essa mudança. Luciano 45".
Professora Sueli (PSOL): "Sou candidata ao governo, uma candidatura que tem lado. O lado do povo trabalhador. O lado das mulheres, o lado da população LBGBT, o lado do povo negro, da juventude pobre. Nosso lado contrapõe o atual processo genocida contra o estado piauiense, contra um projeto que ataca a vida do povo piauiense e a natureza. A promessa é continuar isso mesmo que está acontecendo. Nosso projeto é em defesa da vida, comprometido com o povo piauiense. Vamos defender as bandeiras de luta dos movimentos sociais. Esperamos que você olhe nossas propostas, as transforme em suas bandeiras de luta e cobre de qualquer um que for eleito. Temos compromisso em combater a corrupção e principal delas que é a corrupção da dívida pública, que leva metade do nosso orçamento e ninguém fala sobre isso. Vote Sueli, vote 50”.
Elmano Férrer (Podemos): “Inicialmente quero agradecer a todos, queria começar a dizer que sou candidato a governador não por um projeto de poder, um projeto pessoal, mas por um desejo, aspiração, aliás, instigado por muitos companheiros de luta e de trabalho, que nos convocaram para essa missão de ser candidato e colocar o nome à disposição dos piauienses como candidato a governador. Quero dizer, que antes de prometer, que eu cuidei de uma cidade de 150 mil habitantes, cuidei de Teresina, cuidar de uma cidade, cuidar de um estado é cuidar das pessoas. Esse é o meu compromisso, eu assumo mais uma vez. Todos têm conhecimento do nosso trabalho, a frente da Prefeitura de Teresina, como cuidamos bem da saúde, da educação. Quero falar demos o maior aumento ao magistério de Teresina, considerei e respeite os médicos dando um plano de carreira, cargos e salários, com fiz com outras áreas. Cuidei da área urbana da cidade, das pessoas mais simples, introduzi a coisa mais importante que foi o orçamento popular participativo, que pretendo implantar em todas as regiões. Você que não está satisfeito com todas as áreas, coloco o meu nome à disposição para servir como servidor público e convoco a todos vote Elmano 19”.