Duas emergências médicas foram registadas no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Piauí, neste domingo (3), de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-PI). O Centro de Comando e Controle montado pela SPP-PI para acompanhar o exame informou ainda que faltou energia em pelo menos quatro cidades.
Em nota, a empresa responsável pelo fornecimento de energia, Equatorial Piauí, comunicou que as ocorrências foram pontuais e solucionadas a tempo, sem prejuízo para a realização das provas. (Leia a nota na íntegra abaixo)
Candidato que fez prova com camisa do Flamengo diz ter chutado igual a Gabigol: 'espero que seja gol'
Após passar em faculdade particular, estudante faz Enem pela 6ª vez: ‘meu sonho é a pública’
A primeira ocorrência médica foi registrada no Centro Educacional de Ensino Integral Polivalente em Amarante, a 160 km de Teresina. O segundo caso aconteceu em Parnaíba, Litoral do Piauí, no Liceu Parnaibano.
Segundo a SSP-PI, as duas candidatas passaram mal, mas, depois de algum tempo, ficaram bem. Mesmo assim, elas não retornaram para concluir as provas.
Houve falta de energia elétrica na cidade de Canto do Buriti em dois locais de prova, no Centro Estadual de Educação Profissional Maria Chaves e na Unidade Escolar Osair Valente. Em Teresina, na Escola Lourival Parente, teve queda de energia, mas o sistema foi restabelecido momentos depois.
No município de Paulistana, houve sobrecarga no abastecimento de energia no Centro Estadual Tempo Integral, mas o funcionando foi normalizado. E em Uruçuí, ocorreu queda de energia na Universidade Estadual do Piauí. Em nenhum dos locais a prova foi suspensa.
Música alta e eliminação
Secretaria de Segurança Pública do Piauí montou Centro de Comando e Controle para acompanhar o Enem no estado — Foto: Divulgação/SSP-PISecretaria de Segurança Pública do Piauí montou Centro de Comando e Controle para acompanhar o Enem no estado — Foto: Divulgação/SSP-PI
Secretaria de Segurança Pública do Piauí montou Centro de Comando e Controle para acompanhar o Enem no estado — Foto: Divulgação/SSP-PI
Em Parnaíba, na Escola Municipal São Francisco dos Capuchinos, foi registrado perturbação dos candidatos com música alta nas proximidades. A polícia localizou a origem do barulho e solicitou que o responsável diminuísse o volume para garantir a realização do exame sem distrações.
A SSP-PI informou que uma aluna que fazia prova na Unidade Escolar Lourival Parente, em Teresina, foi eliminada devido ao toque do celular durante a realização da prova, algo considerado irregular de acordo com as regras do Enem.
Neste domingo (3), 510 agentes de segurança, 20 viaturas extras e uma delegacia móvel deram apoio à segurança para realização das provas em todo o estado.
Leia a nota da Equatorial Piauí:
Nota de Esclarecimento
A Equatorial Piauí informa que está alinhada com a Coordenação Geral do ENEM desde antes da realização do exame, com o objetivo de assegurar as melhores condições de fornecimento aos locais de prova e que as ocorrências registradas neste domingo (03.11) foram pontuais e solucionadas a tempo, sem prejuízo para a realização das provas.
No caso do município de Canto do Buriti, a interrupção no fornecimento foi causada por um defeito na Linha de Transmissão que vai da Usina Fotovoltaica Sobral à subestação daquele municipio. Todos os recursos disponiveis estão sendo empregados na recuperação do sistema e o restabelecimento do fornecimento o mais breve possível.