Publicada em 23 de Agosto de 2013 �s 13h06
A campanha Piauí sem Homofobia, que tem como objetivo combater o preconceito contra a população LGBT (Lésbicas, Gays, Transexuais e Transgêneros) em todo o estado, será lançada nesta sexta-feira (23), às 17h, no Centro de Treinamento do Emater, durante a abertura do II Encontro Estadual LGBT do Piauí.
Promovida pela Coordenadoria de Comunicação do Piauí (CCom), em parceria com a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), a campanha terá peças publicitárias veiculadas em rádio e TV. Durante o lançamento, será apresentada a logomarca que dará a o tom de toda a campanha.
Para o coordenador da CCom, Fenelon Rocha, o importante é promover uma mensagem de tolerância, aceitação e defesa dos direitos do público LGBT. “A ideia que queremos promover é a de um Piauí sem preconceito, capaz de viver com as diferenças”, afirma.
Concebida com a participação da Sasc e do movimento LGBT, a campanha é o resultado da instituição de uma política pública estadual de enfrentamento à homofobia, onde vários órgãos e secretarias participam desenvolvendo ações de combate ao preconceito.
Para a representante do movimento LGBT e coordenadora de Enfrentamento à Homofobia do Piauí, Joseane Borges, a parceria entre Governo do Estado e o público LGBT vem mostrando que o caminho para vencer o preconceito é a união em volta de um só objetivo. “Essa aproximação fortalece o movimento. Com a visibilidade positiva da campanha vamos promover mais uma forma de inclusão da população LGBT que é normalmente colocada de forma negativa”, disse a coordenadora.
Encontro LGBT
Este ano, o II Encontro Estadual LGBT traz como tema Fortalecer a luta contra o HIV/AIDS e Homofobia por Direitos Humanos e Laicidade. O encontro acontece no Centro de Treinamento do Emater, que fica localizado na BR 342, Km 10, em frente ao Parque de Exposição Dirceu Arcoverde.
O Encontro será encerrado com a realização da 12ª Parada da Diversidade que contará com a presença da cantora baiana Daniela Mercury. Os organizadores do evento esperam um público de 60 mil pessoas. A Parada será realizada no dia 25 de agosto e vai percorrer a avenida Raul Lopes.
Programação
Dia 23 de agosto
12h - Acolhida e Credenciamento 17h - Abertura (Sasc, Alepi, APTTRA, Fórum LGBT) 19h - Jantar 20h - Momento Cultural
Dia 24 de agosto
7h - Café da Manhã 8h - (Simultâneo) Curso Advocacy - Ministrantes: Maria Laura dos Reis - APTTRA, Vitor Kozlowski - CR-LGBT-DUDH-Sasc - e Curso de Oratória - Ministrantes: João Leite do Fórum de ONG LGBT do Piauí e Francisco Farias do Coletivo Mirindiba 12h - Almoço 14h - (Simultâneo) Roda de Conversa: Monitorando as Políticas de DST/HIV/Aids no Piauí - Ministrantes: Karina Amorim - CDT/HIV/AIDS, Braz Milanez - Coordenação da Equidade - Sesapi e Andréa Fernanda - CDT/HIV/Aids FMS - e Roda de Conversa: Direitos Humanos e Laicidade - Ministrantes: Ana Vitória Feijó - Comissão da Diversidade Sexual -OAB/PI e Myrian Lago - Ministério Público do Piauí 18h - Jantar 20h - Oficinas de Cartazes - Plenária do Movimento LGBT
Dia 25 de agosto
7h - Café da Manhã 8h - Roda de Conversa: Enfrentamento a LGBTfobia, Orientação Sexual e Identidade de Gênero - Ministrantes: Delegado João Marcelo - Delegacia Geral, delegada Eugênia Villa - Acadepol-SSP/PI e Capitão Solange - CGPM/PI) 11h30 - Apresentação do Plano Piauí Sem Homofobia 12h - Plenária Final 12h30 - Encerramento/Almoço 17h - 12ª Parada da Diversidade de Teresina